Tertúlia "Édipo Rei" reúne estudantes e docentes e promove discussão

Quarta-feira, Maio 14, 2025 - 17:10
Tertúlia "Édipo Rei"

Na tarde do dia 13 de maio, o clube de leitura Os Alienistas, interessado no âmbito da Psicanálise, em colaboração com o projeto Biblioteca ComVida, promoveu uma tertúlia sobre a tragédia grega clássica Rei Édipo, de Sófocles, de forma a entender a sua ressonância na teoria psicanalítica. O evento reuniu estudantes de Psicologia, Teologia e Filosofia, permitindo uma discussão interdisciplinar sobre temas como destino e liberdade, experiência humana e conflitos inter e intra-humanos.

Numa primeira parte, a Professora Ana Paula Pinto, Doutorada em Literatura Clássica, apresentou o contexto histórico-cultural em que o mito se desenvolveu, surgindo assim uma lente pela qual se pode observar o contexto social e político hodierno. Em seguida, foi abordada a trama do Rei Édipo, explorando-se o mito nas várias obras clássicas, bem como a relação de Édipo com outras personagens mitológicas dando origem a uma compreensão mais ampla.

O segundo momento, contando com a mediação da Professora Doutora Fabrizia Raguso, foi caracterizado por uma discussão do mito, replicado na teoria psicanalítica de Freud. Nesta discussão, enriquecida pela conexão Sófocles-Freud, foram abordadas tanto o enquadramento deste mito na Psicologia atual, quanto as críticas dirigidas ao conceito de Complexo de Édipo.

A tertúlia revelou-se um bom momento de aprofundamento do conhecimento sobre a temática edipiana, dando azo à possibilidade de uma reflexão crítica sustentada. 

Esta atividade permite ainda reconhecer a relevância das iniciativas dos alunos para, em contexto académico, promoverem os dinamismos mais adequados ao seu desenvolvimento intelectual e pessoal.