São mais de 40 mil as pessoas impactadas pelas iniciativas decorridas no âmbito das cerca de 110 edições de experiências curriculares e extracurriculares da Universidade Católica Portuguesa que seguiram a metodologia de Aprendizagem-Serviço. Em cinco semestres de implementação do projeto, estiveram envolvidos mais de 1850 estudantes e mais de 60 docentes dos quatro campi da Católica, em articulação com mais de 250 entidades parceiras.
São números muito expressivos que descrevem o projeto CApS– Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social -, que, atualmente, está no sexto semestre de implementação. Um projeto da Universidade Católica Portuguesa, liderado pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) e pela Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) da Católica no Porto, com abrangência nacional – tendo, por isso, expressão no Porto, Braga, Viseu e Lisboa – que visa a promoção e institucionalização da metodologia Aprendizagem-Serviço (ApS) na Universidade e a sua disseminação também em outras instituições de ensino superior em Portugal.
As coordenadoras do projeto, Luísa Mota Ribeiro, da FEP, e Carmo Themudo, da UDIP, afirmam que tem sido muito gratificante liderar o Projeto CApS, que tem permitido ensinar e aprender fazendo a diferença na comunidade, e estes números, assim como os testemunhos que diariamente ouvimos, animam-nos a continuar com entusiasmo.
Quando a inovação pedagógica e a responsabilidade social se unem
Este modelo de aprendizagem integra-se em linhas de inovação pedagógica e de responsabilidade social em que a UCP tem vindo a apostar, seja através dos profissionais que forma ou do trabalho que desenvolve em parceria com múltiplos interlocutores, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A ApS é uma metodologia educativa que promove nos estudantes uma compreensão mais abrangente e aprofundada dos temas curriculares, a par de um maior sentido de responsabilidade cívica. Nesta experiência, os estudantes desenvolvem os seus conhecimentos e as suas competências quer através da vivência e intervenção numa atividade de serviço que responde a necessidades previamente identificadas na comunidade, quer através de um processo contínuo de reflexão guiada.
As coordenadoras do CApS explicam, também, que a metodologia traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos, com destaque para o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes, no domínio académico e cognitivo, vocacional e profissional, pessoal, social, cívico, e ético moral.
Lares de idosos, centros de dia, jardins de infância, instituições de apoio a famílias vulneráveis e até a própria Universidade foram alguns dos locais que foram palco das iniciativas e projetos desenvolvidos no âmbito da metodologia ApS, que, na sua maioria, atuaram nas áreas da solidariedade e cooperação, apoio educativo e escolar, promoção da saúde e promoção dos direitos das pessoas.
Em questionários realizados com vista à avaliação das diferentes fases do projeto, vários estudantes foram ouvidos, tendo estes referido que a metodologia ApS tem impacto sobre eles em diferentes domínios, tais como: aplicação prática de conceitos teóricos; a promoção da consciência social; a promoção da auto-realização; a promoção de um sentimento de utilidade; a aproximação à futura prática profissional; o desenvolvimento de competências profissionais; o desenvolvimento da empatia; o aumento da motivação para ajudar os outros; a possibilidade de contacto com novas realidades; e a possibilidade de contactar e integrar uma equipa multidisciplinar.
A par dos benefícios que colhem para o seu desenvolvimento, os estudantes descrevem também o impacto que a aplicação desta metodologia tem nos beneficiários finais: melhoria da qualidade de vida; elevada satisfação/entusiasmo; melhoria da saúde; aumento da motivação; maior bem-estar psicológico; desenvolvimento de capacidades de reflexão; aumento do conhecimento; desenvolvimento do pensamento crítico; maior empatia; maior autoestima; reintegração social, entre outros.
A vocação da Católica para a intervenção na sociedade
As parcerias são um eixo central para a concretização do projeto CApS, registando até ao momento um total de 164 parceiros de diferentes setores de atividade e atuação. Dos 83 projetos que decorreram no âmbito das mais de 110 unidades curriculares ou extracurriculares que seguiram esta metodologia 7 são projetos transdisciplinares. A multi e a transdisciplinaridade são, também, uma parte muito relevante da missão da Universidade, que em cada um dos seus quatro campi agrega diferentes áreas do conhecimento. “A transdisciplinaridade enriquece muitos os projetos e traz vantagens. Por um lado, permite a abordagem dos problemas segundo perspetivas diferentes., conforme as áreas do saber envolvidas. Os problemas sociais geralmente são complexos e envolvem múltiplos fatores. Por outro lado, possibilita soluções inovadoras, pois a integração de diferentes perspetivas pode levar a novas ideias e soluções que não seriam possíveis se cada disciplina trabalhasse de forma isolada.”, afirmam.
O projeto conta com o apoio de especialistas internacionais, como consultores e avaliadores externos. O impacto e a eficácia do CApS são avaliados cientificamente, produzindo um conjunto de conhecimentos para melhorar as ações futuras. Os resultados serão divulgados nacional e internacionalmente.
Robert G. Bringle, consultor do Projeto CApS, afirma que a Aprendizagem-Serviço permite enriquecer as aprendizagens dos alunos através do desenvolvimento de parcerias autênticas com a comunidade.
A fase final do projeto ampliará as competências e conhecimentos da Universidade na metodologia permitindo fortalecer a ApS noutras instituições de ensino superior em Portugal. A aposta da Universidade Católica Portuguesa na metodologia Aprendizagem-Serviço prende-se com a sua vocação para a intervenção na sociedade.