Por: Elton Marques (CEFH)
Decorreram no passado dia 30 e 31 de outubro, duas conferências do Professor Jeffrey Wilson, Professor da Escola de Filosofia da Universidade Católica da América, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga.
O Professor Wilson, apresentou-nos dois importantes temas em duas palestras, intituladas, respectivamente, Newsman’s Groundwork for a Post Humean Realist Metaphysics e Communities of Transmission: The Texts of Aristotle from Antiquity to the Renaissance.
O primeiro destes temas discutiu a perspectiva do filósofo e cardeal John Henry Newman (1801-1980), em sua 'Gramática do Assentimento', especialmente em resposta ao cepticismo humeano acerca da existência do mundo exterior (Hume 1711 -1776). Foram debatidas, principalmente: 1) a resposta humeana ao Cogito Cartesiano; 2) a tensão ou conflito interno entre o Ceticismo e o Naturalismo em Hume; 3) a reposta de Newman contra o cepticismo acerca do mundo exterior – resposta esta que mobiliza o naturalismo de Hume contra o seu cepticismo para a obtenção um método de resolução; 4) o entendimento do cardeal Newman acerca do problema da causalidade enquanto 'conexão necessária' entre eventos. Segundo o Professor Wilson, Newman estabeleceu com sucesso as bases para uma epistemologia e metafísica pós-humeana, para além de responder ao cepticismo de Hume em termos que lhe eram familiares, sem abandonar a tradição do empirismo britânico na elaboração desta resposta. Esta palestra foi moderada pelo Professor Doutor Álvaro Balsas, Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) e investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH).
No segundo dia, o Professor Wilson, discutiu um texto onde abordou a sobrevivência e transmissão 'milagrosas' do corpus aristotelicum ao longo dos séculos. Nestes vinte séculos de transmissão dos tratados de Aristóteles, muitas foram as contribuições de diferentes pensadores, tradições e épocas na disseminação das ideias do grande filósofo, numa fecunda história de reinterpretação, tradução e discussão deste mesmo corpus. A palestra encerrou-se com uma reflexão sobre a fragilidade que têm os textos filosóficos, e dos impactos que a era digital poderá ter na disseminação do conhecimento para as gerações futuras, especialmente as ameaças que isto poderá comportar. Neste dia, a palestra do Professor Wilson foi moderada pelo Professor Doutor Bruno Nobre, Professor da FFCS e investigador do CEFH.
Acorreram aos eventos diversos alunos e professores da FFCS, investigadores do CEFH, bem como antigos professores e investigadores jubilados da nossa Universidade.