Equipa do CLIL identifica boas práticas pedagógicas em Universidades internacionais de excelência  

Quinta-feira, Abril 27, 2023 - 16:33

A equipa do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) - o Laboratório de Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - visitou recentemente três contextos internacionais de excelência em termos de inovação pedagógica no ensino superior: a Universidade de Stanford (Estados Unidos), a University College London e a University of Kent (Reino Unido).   

O objetivo? Criar parcerias com especialistas internacionais na área da inovação pedagógica no ensino superior e identificar estratégias educativas transformadoras já experimentadas nestes contextos, que possam vir a ser aplicadas na Universidade Católica Portuguesa. 

Na Universidade de Stanford as docentes da Universidade Católica Ângela Azevedo, Armanda Gonçalves e Eva Dias de Oliveira tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de funcionamento do Center for Teaching and Learning da Universidade de Stanford e do centro congénere da Stanford Business School.  

Ângela Azevedo, Armanda Gonçalves e Eva Dias de Oliveira

Os encontros caracterizaram-se por um clima de partilha e de abertura, tendo sido possível recolher “informações, in loco, sobre as políticas e modelos de formação dos professores e modelos de ensino-aprendizagem bem-sucedidos. Estas aprendizagens enriquecedoras poderão vir a ser implementadas na UCP”, referem as docentes do CLIL.  

A visita permitiu também identificar desafios comuns, como por exemplo, o reconhecimento por parte da comunidade académica da relevância de uma unidade dedicada à qualificação e à inovação pedagógica no ensino superior. “Estas estruturas de inovação e qualificação pedagógica devem apresentar-se à comunidade como agentes que procuram promover parcerias e não como agentes disciplinadores”, frisam.  

 

Imersão nas boas práticas de duas Universidades do Reino Unido  

Em março, a equipa do CLIL seguiu para Londres, onde reuniu com a direção do Arena Centre for Research-based Education, da University College London (UCL), e do Centre for the Study of Higher Education, da University of Kent.  

Diana Soares, Paulo Dias e Marisa Carvalho, docentes na UCP, ficaram a conhecer melhor a estratégia das duas universidades e dos dois centros em prol da melhoria de práticas de inovação pedagógicas. 

“Estas visitas foram verdadeiramente inspiradoras. Percebemos que os desafios em termos de prática e inovação pedagógica são similares no ensino superior a nível internacional, mas que já há muito trabalho feito. Podemos assim experimentar/ensaiar algumas estratégias já testadas nestas universidades, mas podemos também partilhar o que de melhor fazemos nesta área na Universidade Católica.”, referem os docentes.   

Paulo Dias, Marisa Carvalho e Diana Soares, na University College London