No dia 18 de novembro de 2024, na Torre do Tombo, em Lisboa, decorreu a Sessão Solene de Entrega do Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho. O autor premiado foi Diogo Ramada Curto, autor do livro ‘Um País em Bicos de Pés: escritores, artistas e movimentos culturais’ (Edições 70, 2023).
Cândido Oliveira Martins, docente da UCP-Braga foi o porta-voz do júri, constituído também pelas professoras Dora Nunes Gago e Ana Maria Martinho, sob a coordenação do presidente da APCL.
O júri, por unanimidade, destacou a apreciável qualidade da investigação e da reflexão ensaística de Diogo Ramada Curto, ao convocar vários saberes, de forma fecunda e interdisciplinar, desde a História às Ciências Sociais, da Ideologia à Cultura e à Política à Cultura, das Artes à Literatura. Com essa perspetiva teórico-crítica, o ensaísmo do autor proporciona um enquadramento reflexivo plural sobre a dinâmica dos movimentos histórico-sociais, culturais e das mentalidades em Portugal, potenciando novas conexões e outros olhares interpretativos, discutindo ideias feitas, conclusões apressadas e consensos forçados.
Nesta sessão estiveram presentes o Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Presidente da Associação Portuguesa dos Críticos Literários (APCL), bem como o autor premiado.
Nota biográfica do autor premiado
Professor catedrático de História na Universidade Nova de Lisboa, autor de reconhecidos trabalhos de investigação, Diogo Ramada Curto desempenha atualmente a função de Diretor da Biblioteca Nacional de Lisboa.