Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais I

4 ECTS / Semestral / Português

Num primeiro momento, são analisados os pressupostos epistemológicos, éticos e
práticos subjacentes ao trabalho de investigação em Ciências Sociais, assim como as etapas que o compõem. Analisar-se-á igualmente a estrutura de investigação científica com base em diferentes paradigmas. Depois de contextualizado o nascimento da pesquisa qualitativa em Ciências Sociais, serão estudados alguns procedimentos metodológicos relativos ao levantamento, tratamento e análise de dados, nomeadamente a entrevista, a observação e a análise de conteúdo. No final, serão apresentadas algumas perspetivas de investigação social.

No segundo módulo desta unidade curricular, serão apresentadas algumas áreas de investigação que poderão ser potenciadas no âmbito do Serviço Social, bem como as
diferentes etapas associadas à construção de um trabalho científico. De seguida, considerar-se-á a revisão da literatura e a construção do enquadramento teórico, de modo a explicitar as regras associadas à construção desta etapa do trabalho científico. Posteriormente, serão abordados os mecanismos associados à pesquisa documental e bibliográfica. Neste âmbito, serão dados esclarecimentos sobre a forma como se desenvolve este recurso metodológico e as etapas a cumprir, bem como informações sobre os locais onde o aluno pode encontrar documentos e títulos bibliográficos com vista à realização de trabalhos académicos. Por último, serão apresentadas as normas respeitantes à construção de um trabalho científico.

Professor Assistente Convidado
Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Mestre em Serviço Social e Política Social e Licenciada em Serviço Social pelo…