Sessão inaugural da Pós-Graduação em Comunicação contou com a participação de Cláudia Lopes

Quinta-feira, Setembro 28, 2023 - 14:05

Iniciaram-se esta terça-feira as aulas da quinta edição da Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional, uma parceria entre a Liga Portugal Business School e a Universidade Católica de Braga.

A primeira parte da sessão centrou-se na apresentação desta formação, com a participação do Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga, José Manuel Martins Lopes, bem como do Coordenador Científico da Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional, Manuel Antunes da Cunha.

A segunda parte esteve a cargo de Cláudia Lopes, jornalista com passagens pelos principais canais de televisão portugueses e que atualmente apresenta o programa ‘O Futebol É Momento’, na SportTV. Iniciou a sua intervenção com a discussão do tema ‘Porque no futebol a comunicação faz falta?’. Atendendo à juventude dos formandos, começou por lembrar que em tempos a «grande parte da comunicação dos clubes passava pelos jornais», assistindo-se atualmente ao «abandono dos canais tradicionais». Salientou que as plataformas de comunicação dos clubes são inúmeras, embora tenha admitido que o futebol continua a ser um meio muito fechado, vigorando, diversas vezes, o culto do silêncio.

Dirigindo-se diretamente aos formandos, realçou a importância de que, quem trabalha na área da comunicação, ter a obrigação de ser portador de bons fundamentos sociais, transmitindo os valores fundamentais às pessoas, frisando ainda a importância dos clubes associarem-se a causas importantes, com a necessidade da comunicação passar a mensagem de um futebol positivo e de união.

Para a jornalista, com um percurso vasto na área da comunicação desportiva, «o futebol deve também aprender com outras modalidades», nomeadamente na forma como tratam a comunicação, «tornando o produto mais espetacular».

Finalizou fazendo referência ao papel da Mulher no futebol, referindo que ainda existem estigmas, nomeadamente no comentário desportivo, continuando os homens a ter uma posição de privilégio neste meio.

A Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional continua a ser um grande sucesso, voltando a contar nesta quinta edição com um leque de sessões com oradores de renome no Futebol Profissional.