No passado dia 24 de janeiro decorreu o Seminário "Inspiring FuTour: o futuro das profissões do turismo", na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Centro Regional de Braga.
A iniciativa, organizada pela Associação Empresarial de Braga, em colaboração com a UCP Braga e o Município de Braga, foi realizada com o intuito de abordar a temática do futuro das profissões do Turismo.
Este setor está repleto de potencialidades e de oportunidades que devem ser aproveitadas, contando com um desafio pela frente e que passa, desde logo, pela qualificação dos recursos humanos, de modo a aumentar a qualidade do serviço prestado, indo ao encontro das exigências dos consumidores que são cada vez maiores.
Carla Cardoso, diretora dos estudos em turismo da UCP Braga, entende que "A qualificação dos recursos humanos é essencial para a competitividade do turismo, razão pela qual a Universidade Católica tem uma licenciatura e um mestrado na área em Braga, sendo necessário dar a conhecer aos jovens e futuros profissionais quais os desafios que vão encontrar como agentes do setor, para poderem contribuir para a qualidade dos serviços prestados e a valorização das profissões".
O diretor da FFCS, José Manuel Lopes, lembrou que "o turismo é a principal atividade económica em Portugal", empregando cerca de 19% da mão-de-obra nacional, daí que a requalificação dos recursos humanos seja "essencial para garantir a competitividade do setor".
O painel deste seminário integrou personalidades como Luís Pedro Martins (Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal), António Barroso (Câmara Municipal de Braga), Daniel Vilaça (Presidente da Associação Empresarial de Braga), Jan-Erik Ringertz (Diretor Geral do The Yetman Hotel), Rui Barbosa Batista (Blogger de viagens – BornFreee), entre outros.
A plateia contou, maioritariamente, com a presença de alunos de Turismo de diversas escolas e, ainda, onde com a de muitos profissionais da área.