A 19 dezembro de 2023, decorreu o I Encontro “O Plano Nacional de Leitura no Ensino Superior”, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, numa organização conjunta entre O Plano Nacional de Leitura (PNL) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No sentido de ampliar e reforçar iniciativas que envolvam as instituições de ensino superior, o PNL2027 integra na sua Comissão Interministerial a SECTES, nesta sua segunda etapa de desenvolvimento.
Regina Duarte é a atual Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL); uma equipa coordenada por Cristina Robalo Cordeiro (Univ. de Coimbra) apresentou um Inquérito sobre hábitos de leitura no Superior. A Universidade Católica Portuguesa (UCP) esteve representada pelo professor Cândido Oliveira Martins. Tratou-se de uma jornada de reflexão sobre a importância de promover atividades de promoção da leitura no Ensino Superior, face ao diagnóstico de carência de salutares hábitos de leitura.
Este Encontro realiza-se no âmbito do quadro estratégico do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e das prioridades do Governo para a presente legislatura, enquadrado no desenvolvimento de uma política integrada de promoção da leitura nos estudantes de Ensino Superior, através da criação de Clubes de Leitura no Ensino Superior.
O Encontro destinou-se a apresentar a Rede de “Clubes de Leitura no Ensino Superior” bem como as conclusões do primeiro Inquérito aos Hábitos de Leitura dos Estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Superior (IHLES), o qual pretendeu caracterizar os hábitos de leitura, perceções e motivações dos estudantes.
Reafirmou-se a convicção de que só uma estratégia integradora atende às necessidades reais da população e às lacunas ainda existentes, numa ação concertada e solidária de todos os elementos do sistema de ensino, nos seus vários graus e exigências, é o caminho adequado para o cumprimento dos objetivos que o PNL2027 se propõe atingir.
Trata-se de imprimir um novo impulso à leitura no Ensino Superior, assente numa atitude de curiosidade e de aventura do espírito, de criatividade e de abertura ao saber e ao mundo, e de promoção do gosto e do prazer pelo livro por parte dos professores e dos alunos das instituições do Ensino Superior.