
Três docentes da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Braga participaram, entre os dias 16 e 20 de junho de 2025, no módulo inicial do programa “Loyola I” da Formación Básica, promovido pela rede UNIJES – Universidades Jesuítas de Espanha.
A professora Ana Paula Pinto (Humanidades), o professor Cláudio Carvalho (Filosofia) e o professor Manuel Antunes da Cunha (Ciências da Comunicação) integraram um grupo de 64 participantes, oriundos de 11 instituições jesuítas espanholas, incluindo a Universidade de Deusto, a Universidade de Comillas, ESADE, Loyola Andalucía, IQS Barcelona e CESAG Palma de Maiorca, entre outras.
Durante o encontro, que decorreu em Loyola, no País Basco, os participantes refletiram sobre a missão educativa das universidades jesuítas, a partir de uma abordagem inaciana pessoal e comunitária. O programa incluiu também uma visita institucional à Universidade de Deusto, em Bilbao, onde o grupo foi calorosamente recebido pela vice-reitora Aitziber Aranzazu Irigoras Alberdi.
Esta foi a terceira vez que docentes da FFCS participaram neste percurso formativo promovido pela UNIJES. O módulo II do mesmo grupo terá lugar em Salamanca, de 26 a 30 de janeiro de 2026.
A participação da Católica – Braga nestas iniciativas reforça o compromisso com a identidade inaciana e a colaboração ativa entre universidades de inspiração cristã no espaço ibérico e europeu.