A Comissão Europeia criou um Grupo de Peritos sobre o Bem-Estar na Escola, para melhorar a promoção do bem-estar na escola e criar ambientes de aprendizagem favoráveis aos estudantes, à qual Paulo Dias, docente no curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, faz parte.
Este grupo, que trabalhará em estreita colaboração com a Comissão Europeia, tem como objetivo primordial ajudar a enfrentar os desafios em matéria de bem-estar que se colocam aos jovens e professores e reuniu, pela primeira vez, na passada terça-feira, dia 2 de maio.
Os principais tópicos de trabalho incluem a promoção da saúde mental e do bem-estar, a prevenção da violência e do (ciber)bullying nas escolas e a criação de ambientes de aprendizagem solidários, seguros e inclusivos.
Este grupo pretende, ainda, a troca de sinergias com outras iniciativas no Espaço Europeu da Educação, em especial, o apoio ao projeto "Percursos para o sucesso escolar", cujos Estados-Membros se comprometeram a prestar especial atenção ao bem-estar escolar.