Católica Braga presta homenagem a docentes e colaboradores e distingue os melhores alunos no Dia Académico

Sexta-feira, Fevereiro 28, 2025 - 12:50
Cortejo académico

No passado dia 26 de fevereiro, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga comemorou, pelo terceiro ano, o Dia Académico da UCP.

O painel da manhã iniciou com a atuação das Líricas – Tuna Feminina da UCP – Braga, seguida de uma sessão solene aberta com o cortejo académico ao som do Coro Académico do Campus de Braga.

O Pró-Reitor da UCP - Braga, Paulo Dias, começou por dar as boas-vindas aos presentes e referiu-se ao Campus de Braga como um “centro de investigação marcadamente interdisciplinar, centrado em algumas das questões essenciais do nosso tempo, sobre o que é ser pessoa, e como se desenvolve, num tempo de profunda transformação tecnológica, social, ecológica e cultural”.

De seguida, Margarida Mano, realizou a lição de sapiência subordinada ao tema “Novos Desafios Digitais: algumas reflexões” onde abordou o papel da Inteligência Artificial nos dias de hoje, desde os seus desafios no digital à sua ética inerente. Para concluir, a Vice-Reitora da UCP afirma que “queremos desenvolver máquinas que pensam para nós e não por nós”.

Nesta sessão, foram, ainda, homenageados os docentes e colaboradores que celebram 25 e 40 anos de serviço e aposentados, além da entrega de prémios aos melhores alunos.

Na intervenção da equipa reitoral, Paulo Dias, afirmou que o que distingue a Católica é “o desenvolvimento integral da pessoa humana ao serviço do bem comum”.

A encerrar a sessão, D. José Cordeiro desafiou a UCP a “Ser Humana” num tempo onde a inteligência artificial, a internet e o digital fazem parte do nosso dia a dia. Disse ainda ser “uma alegria participarmos no dia do Campus, valorizando a própria comunidade, o encontro, a relação, cada vez mais fundamental e decisiva pela complexidade da própria vida e também no âmbito da universidade”.

O segundo painel da manhã ficou marcado pelos workshops promovidos pelos vários grupos da UCP – Braga, nomeadamente, a rádio Sintoniza*te, o Cuidar*te, o Núcleo de Estudantes de Psicologia, o Mentoriza*te, o Voluntaria*te, o Serviço Comunitário, a Comissão de Estudantes de Serviço Social - Ser Social e o Centro Académico de Braga e, ainda, com o apoio do Projeto UCP4SUCCESS.

Na parte da tarde, e para encerrar as comemorações com chave de ouro, decorreu a conferência de Onésimo Teotónio de Almeida, da Universidade de Brown (EUA), sobre o seu mais recente livro “Diálogos Lusitanos”.