Licenciatura em Ciências da Comunicação

Descrição do Programa

A Licenciatura em Ciências da Comunicação proporciona ao estudante a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a realização de atividades profissionais e/ou a prossecução de estudos de Mestrado nas áreas de comunicação social, comunicação organizacional e comunicação empresarial.

Criada em 2005, com uma sólida formação teórica articulada com uma formação prática aplicada à realidade do mercado, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais oferece áreas de especialização que preparam profissionais de excelência para exercerem a sua profissão a nível nacional e internacional.

Para além do contacto com os temas e as problemáticas centrais das Ciências da Comunicação, os estudantes recebem uma adequada formação humanística e cultural, indispensável ao desempenho de funções comunicacionais, e têm a oportunidade de desenvolver competências em áreas relevantes para a realização de atividades profissionais.

Promovendo a dimensão prática da formação, o plano de estudos inclui um estágio curricular realizado em órgãos de comunicação social e empresas, com supervisão de profissionais, e oferece a possibilidade de realização de práticas de comunicação extracurriculares ao longo do curso nos mesmos ambientes profissionais.

A área de Ciências da Comunicação é complementada na FFCS pelo Mestrado em Comunicação Digital, pela Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional, pelo Master em Comunicação Empresarial e por outras pós-graduações e cursos livres.

Porquê Ciências da Comunicação?

A imprensa, a rádio, a televisão, a publicidade, o marketing, a comunicação institucional e empresarial operam em ambiente digital.

A comunicação faz-se de forma global e para o mundo global, exigindo dos profissionais um conhecimento aprofundado sobre os mais diversos temas da atualidade, assim como uma capacidade de produção de informação isenta e qualificada.

O mercado de trabalho, cada vez mais exigente, quer jovens capacitados com as noções básicas das práticas profissionais, pelo que o curso de licenciatura em ciências da comunicação oferece aos alunos um estúdio de redação/ design, um estúdio de rádio, um estúdio de fotografia e um estúdio de televisão equipados com hard e software atualizados, assim como a oportunidade de contactar com docentes conhecedores das rotinas diárias dos profissionais da área em todas as plataformas.

Entre os nossos antigos alunos, encontram-se hoje no mercado de trabalho vários jornalistas, desingners, marketers e publicitários.

Aprofunda o conhecimento de línguas

Num mundo marcado pela globalização, o conhecimento de línguas estrangeiras é uma mais-valia para o enriquecimento pessoal e profissional. A Licenciatura em Ciências da Comunicação oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar a aprendizagem de dois idiomas permitindo a aquisição de um nível de competência elevado.

Personaliza a tua Licenciatura

Especializa-te numa área de interesse

Enquanto o 1.º ano da Licenciatura é um ano de tronco comum com disciplinas introdutórias dos grandes temas da área da Comunicação, a partir do 2.º ano os alunos poderão encontrar um programa especializado e flexível, podendo escolher  áreas de especialização, onde irão abordar os principais temas e práticas profissionais de forma orientada e aplicada.

Disciplinas Optativas

Permitindo ao estudante o reforço da área de especialização do seu interesse, o programa da Licenciatura inclui um conjunto diversificado de doze unidades curriculares optativas.

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00

Testemunho

Testimonial - Mariana Machado

Mariana Machado

“A comunicação é das competências mais primárias do Homem. Permite-nos contar histórias, contar a nossa história, marca gerações e desperta o lado criativo que há em nós.”