Projeto “Obras no Andar de Cima: Juntos no combate ao preconceito na saúde psicológica”

Segunda-feira, Abril 3, 2023 - 14:35

No passado dia 20 de março, decorreu a 1ª sessão do projeto "Obras no Andar de Cima", inserido no contexto do Serviço Comunitário de Psicologia (SCP), na Escola Secundária de Carlos Amarante.

Este projeto tem como principal objetivo a deteção e o combate ao estigma e à discriminação no contexto da saúde psicológica, estando estruturado em quatro desafios de 90 minutos.

Nesta primeira sessão, dinamizada pela Coordenadora do SCP, Professora Anabela Rodrigues, e pelas estudantes Sara Sousa e Samanta Ferrari, do 2º ano da Licenciatura em Psicologia, consistiu em dar a conhecer o projeto e a respetiva equipa; em consciencializar os participantes sobre a existência/ presença (ou não) do estigma no contexto de patologias de saúde mental; e em promover o conhecimento sobre os principais problemas, causas e consequências do mesmo.

Os próximo desafios já se encontram agendadaos e serão: “Usa os teus superpoderes e faz a diferença”, “Dá um passo em frente (para a inclusão) ” e  “Não deixes ninguém sozinho”.

SCP_PAndarp/cima

Serviço Comunitário de Psicologia

O  Serviço Comunitário de Psicologia reúne estudantes voluntários das licenciaturas em Psicologia e em Ciências de Comunicação com o propósito de contribuir para uma comunidade mais inclusiva e que respeita a diversidade.

Nesse sentido, trabalha, por um lado, para evitar que pessoas com uma patologia mental aceitem a sua doença  e não adiem o tratamento, de maneira a que não vivam em sofrimento tão intenso; por outro, cooperam para a diminuição da discriminação de pessoas e de grupos que procuram apoio.