A Universidade Católica Portuguesa - Braga, com o intuito de assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, aderiu à ação de sensibilização da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que apresenta como mote: "De Luto e em luta pelas mulheres vítimas de Violência de Género".
A adesão materializou-se na colocação de faixas pretas e uma placa com o mote da campanha, no edifício da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP - Braga, que simboliza o luto pelas vítimas e o compromisso contínuo com a promoção de uma cultura de respeito, igualdade e justiça social.
O dia 25 de novembro foi estabelecido pela ONU em 1999, como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que pretende chamar a atenção para as diversas formas de violência física, psicológica, sexual e social, que continuam a atingir mulheres em todo o mundo. Trata-se ainda de uma das violações dos direitos humanos mais persistentes e disseminadas a nível global.
A Católica Braga reforça, assim, o seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e com a construção de um ambiente seguro, inclusivo e igualitário.