O Maker Space, em Irlanda, decorreu entre os dias 22 e 26 de maio e reuniu participantes das cinco universidades que integram o projeto TESTEd, entre as quais, a Universidade Católica Portuguesa (UCP). A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais fez-se representar pela docente Raquel Rodrigues, com o apoio local do professor Paulo Dias.
Este evento teve como principal objetivo promover a reflexão sobre as oportunidades e possibilidades do desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para Professores, no âmbito dos cinco tópicos transversais, que, segundo o TESTEd, devem ser colocados em primeiro plano na formação de professores. Os respetivos tópicos são: a educação para o desenvolvimento sustentável; a educação democrática e cidadania ativa; a diversidade e igualdade de género; a diversidade multilingue e cultural; e a digitalização dos espaços de aprendizagem.
Neste sentido, foi organizado um workshop para os estudantes dos diversos países e levaram-se a cabo as etapas do Design Thinking, de acordo com o modelo de Hasso Plattner, que incidiu desde o diagnóstico dos obstáculos até à criação de recursos didáticos para cada um dos tópicos supramencionados. Nesta atividade, a docente Luísa Magalhães contribuiu para a compreensão dos desafios dos professores, através da realização de práticas educativas, com vista a incentivar à sustentabilidade, a partir do diálogo intergeracional.
O projeto TESTEd é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito da iniciativa Erasmus+ Teacher Academies.
Mais informação encontra-se disponível no site do projeto: https://tested-network.eu/