Vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa participou ontem na sessão solene de benção e entrega de diplomas no Centro Regional de Braga. Responsável destacou papel da Educação num mundo em transformação.
O novo pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Paulo Dias, afirmou ontem, na sessão solene de bênção e entrega de diplomas aos finalistas do ano lectivo 2023-2024 que estes “simbolizam a esperança” de que a Educação reúne o potencial para enfrentar os grandes desafios do mundo actual.
Na sua primeira cerimónia pública, após a tomada de posse no dia 15 de Novembro, Paulo Dias assumiu que pretende prosseguir o trabalho de próximidade, centrado nas pessoas, desenvolvido nos últimos 13 anos pelo seu antecessor, João Duque.
O pró-reitor assumiu perante largas dezenas de jovens que finalizaram os seus cursos de 1.º e 2.º ciclos no ano lectivo transacto, acompanhados de familiares, colegas e docentes, que a Universidade Católica tem “capacidade de formar líderes com consciência social, política e ambiental”.
Na mesma cerimónia, a vice-reitora da ‘Católica’, Isabel Vasconcelos, defendeu que, no tempo actual, “marcado por profun- das transformações”, o conhecimento é essencial para “moldar um futuro mais justo e inclusivo”. Segundo a vice-reitora, a ‘Católica’, reconhecida recentemente como a instituição de ensino superior mais empreendedora do país, tem tido capacida- de para dar “formação integral e preparar estudantes para intervir na sociedade”.
No caso do Centro Regional de Braga, que integra as faculda-des de Teologia e de Filosofia e Ciências Sociais, Isabel Vasconcelos apontou os mais de oito mil graduados saídos nos últimos 30 anos. Na sua intervenção, a vice-reitora destacou o projecto ‘Ser Cuida(i)doso’, liderado por Catarina Vieira da Silva, docente na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, um dos premiados no V Simpósio Uniservitate, que decorreu a 7 e 8 de Novembro, em Roma.
O evento reuniu universidades católicas dos cinco continentes para um balanço dos primeiros cinco anos de actividades desta rede e reflectir sobre o impacto transformador da aprendizagem-serviço nas universidades, estudantes e comunidades.
Tatiana Ferreira, que actualmente frequenta o mestrado em Gerontologia, participou também naquele simpósio, partilhando a sua aprendizagem com este projecto, vencedor do prémio Uniservitate na região da Europa do Sul.