Cursos da Universidade Católica Portuguesa têm elevada empregabilidade

Quarta-feira, Setembro 4, 2024 - 17:35
Publication
Correio do Minho

‘Open Day’ promovido pela Universidade Católica Portuguesa permitiu dar a conhecer a oferta formativa a cerca de 90 alunos de vários agrupamentos de escolas do ensino secundário.

open day

Os cursos de licenciatura da Universidade Católica Portuguesa (UCP) tem elevada empregabilidade. A garantia foi dada pelo padre José Lopes, presidente da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da UCP na sessão de boas-vindas aos alunos do ensino secundário que ontem participaram no ‘Open Day.’

A iniciativa teve como finalidade dar a conhecer os cursos, as associações e grupos de alunos e as instalações aos potenciais futuros alunos.

“Os licenciados da Católica têm um nivel de empregabilidade muito elevado e o grau de sucesso dos nossos alunos, ao nível da conclusão dos cursos, também tem sido muito elevado. Para nós, isso significa que estamos a fazer um bom trabalho”, destacou o presidente da FFCS.

O padre José Lopes apontou como uma das razões para o sucesso a diferença, ao nível do ensino, entre a UCP e os restantes estabelecimentos de ensino superior portugueses. “Acreditamos que o nosso é um tipo de ensino superior, que pode formar pessoas muito válidas para a sociedade. Acreditamos que isso se faz através da razão e do coração. Temos valores cristãos que nós propomos e defendemos”, indicou o padre José Lopes.

Outro dos motivos de atractividade e sucesso é a aposta na internacionalização da UCP. “Apostamos, também, muito na internacionalização e, como nós, Jesuítas (da Companhia de Jesus), temos esta rede internacional de universidades, estamos a aprofundar estes contactos para que os nossos alunos possam também fazer o seu percurso académico em universidades jesuítas em países estrangeiros”, apontou o presidente da FFCS da UCP.

O padre José Lopes fez, ainda, um resumo histórico do ensino praticado pela Companhia de Jesus em Portugal e, particularmente, em Braga.

A presidente da Associação de Estudantes da FFCS, Mariana Peixoto, que ontem toma posse, destacou as várias actividades desenvolvidas pela associação e pela faculdade, de forma a melhor servir os alunos. “O nosso objectivo é ouvir-vos e dar-vos o que de melhor temos”, frisou Mariana Peixoto.

Os cerca de 90 alunos de vários agrupamentos de escolas ficaram, ainda, a conhecer os curso de Turismo, Filosofia, Estudos Portugueses, Serviço Social, Psicologia, Ciência de Dados Aplicada e Ciências da Comunicação, ministrados na UCP.