Católica de Braga inaugura hoje “mãos sobre a cidade”, de Serralves

Quinta-feira, Fevereiro 15, 2024 - 18:13

Às 18h30, na Biblioteca Padre Júlio Fragata

Católica de Braga inaugura hoje “mãos sobre a cidade”, de Serralves

A Biblioteca Júlio Fragata, na Universidade Católica Portuguesa, Braga, acolhe hoje a inauguração da exposição “Mãos sobre a cidade. Investigações artísticas no meio urbano”, de E. M. de Melo e Castro, do acervo da Fundação Serralves. A sessão está marcada para as 18h30. Segundo a organização, a exposição “Mãos sobre a cidade” apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais representados na Coleção de Serralves que se debruçam sobre a realidade urbana contemporânea, investigando processos de ordem física, económica, social e cultural que moldam a vida na cidade.

«Desenvolvida especificamente para os quatro campi da Universidade Católica Portuguesa, a exposição contempla a apresentação de um núcleo de obras do artista, poeta e ensaísta E. M. de Melo e Castro na Biblioteca Pe. Júlio Fragata, SJ, no Centro Regional de Braga», pode ler-se na nota de imprensa enviada ao Diário do Minho. Ainda segundo os promotores da iniciativa, “Mãos sobre a cidade” inclui também um núcleo expositivo que reúne obras de diversos artistas no campus de Lisboa, e contará ainda com a apresentação de obras dos artistas Gordon Matta-Clark e Pedro Barateiro, que inaugurarão a 28 e 29 de fevereiro nos Centros Regionais de Viseu e Porto.

De referir ainda que esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, é a terceira iniciativa organizada no âmbito da adesão da Universidade Católica Portuguesa ao corpo de Fundadores da Fundação de Serralves e integra o Programa de Exposições Itinerantes de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. Na sessão vão estar a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil; o Pró-reitor João Duque; o diretor da FFCS, José Lopes; a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, entre outros.