Encontro organizado pela Arquidiocese de Braga, Comissão de Proteção e Adultos Vulneráveis e FFCS pretende abordar realidade complexa, conhecer alguns dos elementos que a constituem e sugerir chaves úteis para reconhecer dinâmicas abusivas.
No próximo dia 22 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00, irá decorrer, na Aula Magna Padre António Freire da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga, um Workshop sobre Abusos de Poder e de Consciência intitulado “Ultrapassar a Ponta do Iceberg: Abusos de Poder e de Consciência“, com Ianire Angulo Ordorika, professora de teologia na Faculdade de Teologia da Universidade de Loyola, Campus de Granada, Espanha, na qualidade de palestrante.
O risco de um iceberg para os marinheiros é o facto de mal se conseguir ver a sua ponta, que é a única parte do iceberg visível fora do oceano. Da mesma forma, os abusos sexuais na Igreja são apenas a ponta de uma massa de gelo ainda maior, mas menos visível: os abusos de poder e de consciência, no seio de comunidades religiosas e comunidades eclesiais em geral, e em geral nas relações interpessoais em contextos eclesiais ou não.
Neste encontro, organizado pela Arquidiocese de Braga, pela Comissão de Proteção e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga e pela FFCS da UCP – Braga pretende-se abordar esta realidade complexa, conhecer alguns dos elementos que a constituem e sugerir chaves úteis para reconhecer dinâmicas abusivas na forma como nos relacionamos uns com os outros.
A inscrição é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. Para mais informações, poderá contactar: bnobresj@ucp.pt.
Ianire Angulo Ordorika
Nascida em Bilbau (1976), é religiosa Escrava da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus. Completou o Bacharelato em Teologia (Licenciatura em Estudos Eclesiásticos) na Faculdade de Teologia de Granada, a Licenciatura em Teologia da Vida Religiosa na Universidade Pontifícia de Salamanca e a Licenciatura em Sagrada Escritura na Universidade Pontifícia de Comillas, Universidade onde se doutorou, em 2018. Desde o ano letivo de 2014-2015, é professora de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia de Granada, embora também tenha lecionado noutras universidades (Universidade Eclesiástica de San Dámaso, Instituto Teológico de Vida Religiosa e Universidade Pontifícia de Comillas). O seu trabalho de investigação tem um duplo interesse. Por um lado, estuda as relações que se estabelecem entre o Antigo e o Novo Testamento e o modo como a literatura judaica intertestamentária é capaz de iluminar e contextualizar essas ligações. Por outro lado, dedica-se ao aprofundamento das questões relacionadas com os abusos de poder na esfera eclesial, especialmente nas instituições de vida consagrada. Ambos os centros de interesse estão bem representados pelos dois grupos de investigação a que pertence: o promovido pela UNIJES (Rede de Universidades Jesuítas de Espanha) para estudar a dimensão estrutural dos abusos na Igreja a partir de uma perspetiva teológica, e o grupo de investigação emergente na Universidade Loyola sobre releituras bíblicas. (Cf. https://www.uloyola.es/oferta-cientifica/personal-investigador/ianire-angulo-ordorika)