Católica de Braga acolhe jornada de reflexão focada nos abusos de consciência

Quarta-feira, Fevereiro 14, 2024 - 11:42
Publication
Diario do Minho

Teóloga espanhola Ianire Angulo Ordorika é a convidada para a formação
 

Colocar em debate os abusos de poder e de consciência das pessoas mais frágeis e lançar pistas para a identificação precoce do problema. É o propósito central do “workshop” sobre abusos de poder e de consciência, que vai decorrer no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Subordinado ao tema “Ultrapassar a ponta da iceberg: abusos de poder e de consciência”, a realização é promovida pela Comissão de Proteção e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga, em parceria com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Para promover a reflexão na tertúlia que vai ter lugar na Aula Magna Padre António Freire da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais UCP/ Braga, entre as 15h00 e as 18h00, foi convidada a teóloga espanhola Ianire Angulo Ordorika, que é professora de Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade deLoyola, Campus de Granada, Espanha. O “workshop” tem como grande objetivo «abordar esta realidade complexa, conhecer alguns dos elementos que a constituem e sugerir chaves úteis para reconhecer dinâmicas abusivas na forma como nos relacionamos uns com os outros», afirma o Departamento Arquidiocese para a Comunicação Social (DACS), numa publicação qie cita a organização do evento e que foi publicada no site oficial da Arquidiocese de Braga. Ainda segundo o DACS, o evento é de participação gratuita, embora a inscrição prévia seja «obrigatória».

Os interessados podem inscrever--se através do link ‘https://docs.google.com/ forms/d/e/1FAIpQLSeFZWH1ZonHOUOAD3VPsYSBsdjVx9AYZ1366THhIJwZiptwCg/ viewform”. Possível é também solicitar mnais informação sobre o “workshopp” através do email ‘bnobresj@ucp.pt”. A Comissão de Proteção e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga foi constituída por despacho do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, em fevereiro 2023. É coordenada pela advogada Carla Ferreira da Silva e integra a psicóloga Liliana Trigueiros, a psiquiatra Lúcia Soares, o coronel Picas de Carvalho, o professor Carlos Pereira e padre Bruno Nobre.