Mosteiro de Tibães é amanhã o palco da primeira extensão do Passeio das Virtudes, sob o tema ‘Da Arte do Som e do Silêncio: uma visita à obra de Sofia Saldanha’.
‘Da Arte do Som e do Silêncio: uma visita à obra de Sofia Saldanha’ é o tema da primeira extensão da segunda edição do Passeio das Virtures: Pessoa, Património e Virtude, que acontece já amanhã, pelas 17.30 horas, no Mosteiro de São Martinho de Tibães.
A iniciativa, apresentada ontem em conferência de imprensa, é de acesso gratuito, mediante inscrição através do email do Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães (GAMT): amigosdetibaes@mail.com.
Este projecto é uma iniciativa do GAMT, que nasceu do protocolo do Mosteiro e da Direcção Regional da Cultura do Norte com a coordenação da Formação Avançada em Psicologia Positiva e Logoterapia da Universidade Católica Portuguesa. Conta ainda com a parceria do Sindicato de Poesia, do Ensemble Il Filo d’Oro e da NuguelMusic.
Ana Cláudia Fernandes, coordenadora da Formação Avançada em Psicologia Positiva e Logoterapia da Universidade Cató- lica, lembrou que o Passeio das Virtudes tem como principal objectivo “contribuir para a valorização do património do Mosteiro de Tibães alusivo ao tema das virtudes, assim como do património imaterial substancializado no testemunho de pessoas, que na sua forma de estar ilustrem a virtude”.
Em cada ano, com base no trabalho de recolha de testemunhos levado a cabo pela coordenação da Formação Avançada em colaboração com os alunos, são constituídas versões literárias de histórias inspiradoras da prática de forças de carácter, com vista a serem lidas pelo Sindicato de Poesia no trajecto definido para o Passeio das Virtudes pelos espaços do Mosteiro, nomeadamente o Escadório das Virtudes.
O evento principal do Passeio das Virtudes decorre em Julho. Esta segunda edição conta com duas extensões, nomeadamente, ‘Da Arte do Som e do Silêncio’, que se realiza amanhã e dedicada à visualização de um documentário sonoro da radialista e realizadora Sofia Saldanha; e ‘Da Arte da Palavra’ dedicada à apresentação de uma obra emblemática no enaltecer da mesma, a decorrer a 25 de Novembro. Este ano será apresentada a obra ‘Triunfo do Amor Português’ do escritor e poeta Mário Cláudio, numa conversa com o mesmo conduzida pelo professor, especialista em Teoria da Literatura e também director do Centro Mário Cláudio, José Cândido Oliveira Martins.
Ana Cláudia Fernandes explicou que o evento de amanhã começará com uma viagem virtual até às primeiras décadas do séc. XVIII “para nos envolvermos na ambiência única do Escadório das Virtudes da Cerca de Tibães e falar um pouco da sua história e simbólica”.
Os participantes passam em seguida para uma breve visita à última edição do Passeio das Virtudes para, pela voz do Sindicato de Poesia, evocar espaços e histórias que inspiram. Altura para ouvir um trecho de música do séc. XVII pelo ensemble Il Filo d’Oro. Segue-se o momento principal da extensão ‘Da Arte do Som e Silêncio’, o encontro com a obra de Sofia Saldanha.
António Durães, do Sindicato da Poesia, destacou que “apesar apesar da vida curta, a Sofia deixou uma obra com alguma extensão”, obra que “tem vindo a ser reconhecida não só cá, mas com também com prémios em vários festivais europeus e mundiais que se dedicam a esta questão do documentarismo sonoro”.
“É uma obra que importa visitar, frequentar, porque tem uma qualidade extraordinária. A Sofia tinha uma sensibilidade enorme com a questão do som, da inclusão do som nesse vazio, nesse rectângulo mágico que é o silêncio”, referiu António Durães.
O representando do Sindicato de Poesia avançou que amanhã se vão visitar duas das obras de Sofia, “uma sobre as trovadas e espero que como previsto, porque vamos estar aqui, num espaço especial, para ouvir estas histórias da Sofia, que tinha ela própria uma relação muito estreita com este sítio”. A outra história será sobre piano. “Serão 41 minutos para desfrutar destas duas histórias. É uma boa oportunidade para visitarmos o universo de Sofia Saldanha”, vincou.