“Com esta visita, esperamos expandir as possibilidades de cooperação”, foi com estas palavras que Isabel Capeloa Gil, Reitora da Católica, assinalou a visita da Universidade Sophia, no Japão, à Sede da UCP, no passado dia 1 de março. Uma visita que a Reitora espera ajude “a orientar e aprofundar a nossa cooperação futura".
O encontro foi marcado pela assinatura de um Memorando de Entendimento, que veio cimentar a relação entre as duas Universidades, já parceiras no âmbito da SACRU – Strategic Alliance of Catholic Research Universities. Tal como a Reitora frisou, “esta rede de investigação de universidades católicas está a tornar-se cada vez mais forte e a Universidade de Sophia esteve aqui desde o seu início”, em 2018, na Sede da UCP, em Lisboa.
Também Yoshiaki Terumichi, Presidente da Universidade Sophia, salientou a importância desta ligação, afirmando: “o que torna a Católica tão especial é que já construímos uma forte relação através da rede SACRU.” Relação agora fortalecida pelo acordo assinado, que o Presidente acredita os “conduzirá a uma nova fase de cooperação internacional.”
Prova viva desta duradoura colaboração é Adriano Freire, alumnus e docente da Católica Lisbon School of Business and Economics, doutorado pela Universidade Sophia em 1995. O Presidente da STRAT&EGOS Institute, também presente neste encontro, contou como “surgiu a oportunidade de ir para o Japão” em 1991. Nesta altura “já havia alguma interação entre a Católica e a Universidade de Sophia, em Tóquio, portanto, aproveitei essa ligação para estudar,” na universidade japonesa, recordou, orgulhosamente segurando o seu diploma.
Do seu período em Sophia, Adriano Freire realçou “a preocupação com a educação e a abertura à escala mundial,” como as características mais positivas da universidade, e acredita que as duas Universidades partilham “muitas semelhanças”. Nas suas palavras: “somos ambas universidades humanistas, as pessoas estão no centro do nosso ensino”.
No encontro estiveram ainda presentes Tetsuo Morishita, Vice-Presidente para Global Academic Affairs, e Tomoe Yoshino, Diretora do Office of Global Education and Collaboration da Universidade de Sophia. Os contrapartes japoneses reuniram com Peter Hanenberg, Isabel Vasconcelos, José Manuel Pereira de Almeida e Miguel Athayde Marques, Vice-Reitores da Universidade Católica, e Francisco Mendes-Palma, Diretor de Global Engagement da UCP.
A par da assinatura do protocolo e da visita pelas instalações, houve oportunidade para debater o futuro da cooperação internacional com os responsáveis pelas Relações Internacionais das várias faculdades da Católica.
A vinda da Universidade de Sophia à UCP reflete o significado da valorização da oferta educativa, do trabalho de investigação e do posicionamento social da Universidade Católica e o reconhecimento internacional destas dimensões.
Nesta visita reforçaram-se bases para uma cooperação efetiva, para a produção de resultados em todo o universo das universidades, sendo prosseguido, nos próximos meses, um programa de atividades e trabalhos.