A Universidade Católica Portuguesa (UCP) assinou esta quinta-feira, dia 2 de março um protocolo de colaboração com a Universidade Católica Timorense (UCT) São João Paulo II, criada há apenas dois anos, tornando-se assim na universidade católica mais jovem do mundo.
A Universidade Católica Timorense João Paulo II foi criada a 8 de dezembro de 2021, está sediada em Dili, e tem 4 Faculdades: Ciências Médicas (FCM); Engenharia Agrícola (FEA); Educação, Línguas e Artes (FELA) e Ciências Humanas (FCH).
“Estamos aqui para crescer em conjunto”, disse na ocasião a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, lembrando que a “Católica colabora com Timor-Leste desde a independência daquele país, através da formação de professores de português, iniciativa liderada por Peter Stilwell e o acolhimento de alunos timorenses.” Agora, com a assinatura deste protocolo, “vamos continuar esta colaboração de forma mais estruturada”, concluiu a Reitora.
Já na qualidade de presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), Isabel Capeloa Gil, disse ter “todo o gosto que a universidade timorense faça parte da Federação”, incentivando para que seja feita uma proposta de adesão, que será “apoiada pela UCP, através de uma carta de recomendação.”
No final da assinatura do memorando de entendimento, o Reitor da Universidade Católica Timorense, Frei Joel Casimiro Pinto, agradeceu “à UCP, a colaboração neste esforço para servir a Humanidade”, lembrando que a universidade timorense, “não é mais uma universidade. É a Católica.”
O Reitor, que visitou a UCP acompanhado pelo Pró-Reitor para a Pesquisa e Pós-Graduação, João Câncio Freitas, referiu ainda que esta instituição timorense “aposta numa educação qualificada, tendo o Português e o Inglês como línguas oficiais.”
Esta é mais uma iniciativa da UCP, e da UCP Braga em particular, no sentido de celebrar protocolos de cooperação com outras instituições de Ensino Superior, a começar pelos países de Língua Portuguesa espalhados pelo mundo, de modo a gerar a desejável internacionalização das instituições.
No dia 28 de fevereiro, os dirigentes da UCT, Prof. Doutor Casimiro Pinto, e o Vice-Reitor, Prof. Doutor João Câncio Freitas, e da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP Braga, Diretor, Prof. Doutor José Martins Lopes, e o Doutor Cândido Oliveira Martins, reuniram-se para o profundamento das possibilidades de cooperação ao nível do ensino e da investigação entre as duas instituições.