A Universidade Católica Portuguesa reforçou a sua oferta de formação com dez novos cursos que visam qualificar jovens e adultos com frequência universitária em áreas não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na preparação para as mudanças tecnológicas. Os cursos vão desde a área do analytics nas ciências sociais ao multimédia e produção de conteúdos, passando pela transformação digital do ensino e pelas tecnologias no suporte à gestão, entre muitos outros.
A iniciativa - Training For Digital Transformation contempla cursos não conferentes de grau, de duração variável, com atribuição de ECTS, que permitem desenvolver as competências digitais dos grupos-alvo, em parceria com as empresas do consórcio, que atuam nas áreas relevantes para a formação prevista e que terão um contributo decisivo no desenvolvimento do percurso formativo dos formandos. O Training For Digital Transformation decorre no âmbito da iniciativa do Governo Português Impulso Mais Digital e da submedida Reforço das Competências Digitais.
António Andrade, coordenador do programa Training for Digital Transformation, afirma que “o mercado de trabalho é cada vez mais exigente, em permanente, acelerada e profunda mudança, intensificando a digitalização do ambiente de trabalho e ambicionando a inovação e a transformação digital. Este fenómeno de ContinuousNext interpela a Universidade Católica a desenhar propostas de formação diversificadas, em parceria com empresas, que propiciam uma aprendizagem mais imersiva nos contextos profissionais.”
10 cursos para desenvolver competências digitais
Os 10 novos cursos têm diferentes durações e modos de funcionamento (presencial, a distância ou híbrido). As formações são coordenadas por diversas Faculdades da Católica em Braga, Porto e Lisboa.
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, em Braga, disponibiliza os cursos em “Analytics para Ciências Sociais”, “Formação de Professores TIC - Gestão de Dados e Sistemas Informáticos” e “Formação de Professores TIC - Ensino de Informática”. No Porto, a Católica Porto Business School promove os cursos “Digital Office para Juristas” e “Tecnologias para a Transformação Digital”. Já a Faculdade de Educação e Psicologia oferece a Pós-graduação em “Formação à Distância” e o curso “Transformação Digital do Ensino”. A Faculdade de Ciências Humanas, em Lisboa, oferece as Pós-Graduações em “Comunicação e Produção de Conteúdos Multimédia” e em “Comunicação e Transformação Digital” e uma formação em “Transmédia e Storytelling Digital”.
Porquê Training for Digital Transformation? António Andrade explica “porque acreditamos que pessoas com formação e experiência, em áreas menos dinamizadas pela tecnologia, estão muito bem apetrechadas com competências e valores para compreender contextos e culturas organizacionais, sendo particularmente capazes de incorporar princípios éticos e de sustentabilidade numa sociedade cada vez mais digital.”
Todas as formações visam requalificar jovens e adultos desenvolvendo competências que reforçam a preparação para as mudanças tecnológicas que exigem abordagens sempre inovadoras; a abertura a novas profissões; a redução do desemprego tecnológico; a inclusão digital e social; o aumento da empregabilidade, ao permitirem destacar-se com competências úteis às organizações; o estímulo da inovação e da criatividade; a relevância do seu contributo para a sociedade digital ao incorporar princípios éticos e de sustentabilidade nos desafios apresentados.
No âmbito do programa Impulso Mais Digital e da submedida Reforço das Competências Digitais, financiado pelo PRR, serão atribuídas Bolsas de Estudo de acordo com as regras e os critérios constantes em regulamento específico.
Mais informações | Regulamento
![Logótipos](https://ffcs.braga.ucp.pt/sites/default/files/styles/asset_large/public/assets/images/prr.png?itok=vkg9sap_)