A Universidade Católica Portuguesa (UCP) acaba de lançar mais uma edição da campanha solidária de Natal, desta vez sob o mote “Somos lugar de encontro!”. Este lema é inspirado pelas palavras de Sua Santidade, o Papa Francisco, aquando da sua visita à Universidade no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em agosto.
Mais uma vez, a Católica reúne as comunidades dos quatro campi (Lisboa, Porto, Braga e Viseu), com o objetivo de apoiar 28 instituições de solidariedade através da recolha de bens, ações de voluntariado para colaboradores e estudantes, entre outras, até ao dia 15 de dezembro.
A data escolhida para o início desta campanha está associada ao movimento global Giving Tuesday, que tem como objetivo inspirar a generosidade em todo o mundo, promovendo um dia por ano em que todos são convidados a agir.
Em Lisboa, serão desenvolvidas várias atividades solidárias como por exemplo a visita de um grupo de 27 crianças e jovens da Associação Santa Teresa à Universidade, a 2.ª Edição do Mercado Solidário de Natal – com instituições parceiras do Projeto VIDA – Voluntariado na Católica, campanhas de recolha de bens pelas várias Associações de Estudantes e iniciativas de voluntariado para estudantes e colaboradores.
No Porto, serão recolhidos bens alimentares para a construção de cabazes para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social, terá lugar um Mercado Solidário para venda de produtos feitos por instituições parceiras da CASO e uma ação de voluntariado para a comunidade interna “Mãos na terra: por um Campus mais sustentável”.
Em Viseu, e em parceria com a Associação Ready to Help, está planeada uma campanha que envolve estudantes, docentes e colaboradores, a decorrer nas instalações da UCP, em locais próprios, que visa a recolha de roupas e alimentos não perecíveis, para apoiar instituições de solidariedade social da cidade de Viseu e cerca de 100 famílias carenciadas.
Em Braga, entre outras iniciativas, destaca-se um Concerto Solidário, no dia 14 de dezembro, pelo Padre Duarte Rosado, sj. A entrada é gratuita e cada participante pode contribuir conforme desejar, depositando a sua doação em mealheiros disponíveis. As receitas reverterão a favor da organização “Virar a Página” que trabalha com a população sem-abrigo nesta cidade.
Estas são apenas algumas das várias iniciativas ainda em vigor e nas quais pode participar até ao dia 15 de dezembro.