Investigadora do CEFH, Celmira Macedo, premiada como uma das melhores especialistas mundiais na área do empreendedorismo e inovação social

Segunda-feira, Novembro 15, 2021 - 12:52
CEFH - Ashoka prize ceremony foto

Celmira Macedo, investigadora Doutorada do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, foi distinguida como Ashoka Fellow pela organização “Ashoka Empreendedores Sociais”. A Ashoka é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1980 pelo americano Bill Drayton, especializada em empreendedorismo e inovação social e que conta atualmente com uma comunidade de mais de 3600 empreendedores sociais em cerca de 90 países.

CEFH - Celmira Macedo Equidade Foto

Celmira Macedo foi reconhecida esta semana em Espanha (Bilbau), pela metodologia inclusiva de aprendizagem do alfabeto que desenvolveu, denominada EKUI (“Equidade, Knowledge, Universalidade e Inclusão”). Implementado desde 2015, a EKUI, uma metodologia inovadora com um Desenho Universal para a Aprendizagem, concretiza-se através de um conjunto de cartas com quatro formas de expressão e representação, que associa às letras do alfabeto, os seus sons e a forma de os produzir (alfabeto fonético), a língua gestual, os movimentos motores e o código Braille. Desse modo, promove assim, uma estimulação multissensorial e inclusiva para aprender a falar, a ler e a escrever. Sediada em Vila Nova de Gaia, a EKUI está presente em 419 escolas do país e em 320 localidades diferentes. Segundo a premiada, esta metodologia "ativa os diferentes canais sensoriais, que acionam, em simultâneo, diferentes áreas do cérebro, tornando a aprendizagem mais eficaz e mais motivadora".