Álvaro Balsas, Professor Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga, lançou o livro "Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación - Cómo aplicar la teoría educativa a la práctica investigadora", em conjunto com Rufino Cano, Professor na Universidade de Valladolid - Espanha.
Este livro, destinado a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, tem como objetivo partilhar os ingredientes básicos e fundamentais para identificar, entender, calcular, descrever e interpretar os seus trabalhos de investigação, por meio do uso de uma linguagem estatísticamente adequada, para levar a cabo uma investigação simples, mas de qualidade.
Estará disponível para venda na livraria da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, localizada no 1.º andar.
Álvaro Balsas - Mestre em Física e Doutor em Filosofia da Ciência. Atualmente, é professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, em Braga (Portugal), onde leciona Estatística, Lógica, Filosofia da Natureza e Cosmologia. As suas áreas de investigação centra-se no campo dos Fundamentos da Mecânica Cântica, Filosofia da Natureza, História da Ciência e Relações entre Ciência e Filosofia, temas sobre o que já publicou vários artigos em revistas internacionais. Entre as suas publicações figuram: Realismo
e Localidade em Mecânica Quântica (Livraria de Física, 2014) e Ação Divina e as Leis da Natureza (Axioma, 2017).
Rufino Cano - Mestre especialista em Pedagogia Terapêutica, licenciado em Filosofia e Ciências da Educação (Orientação Vocacional e Profissional), Pós-Graduado em Planeamento e Organização de Serviços de Orientação para a Inserção Laboral e Ocupacional, Doutor em Filosofia e Ciências Humanas da
Educação. É Professor na Área de Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação na Universidade de Valladolid (Espanha). As suas linhas de pesquisa concentram-se na esfera da Orientação Psicopedagógica, Monitoria Universitária e Pesquisa Educacional. Publicou diferentes manuais (Orientação e Explicações com Alunos e Famílias; Bases Pedagógicas da Educação Especial) e mais de uma centena de obras em capítulos de livros e artigos em revistas
educacionais.