Católica distingue estudantes no Dia Académico da UCP

Terça-feira, Fevereiro 25, 2025 - 10:07
Publication
Diario do Minho

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga realiza, na próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro, o tradicional Dia Académico da UCP – Braga. A cerimónia terá lugar entre as 09h30 e as 14h30, tendo como propósito unir a comunidade académica num dia de celebração, pretende, ainda, premiar os melhores alunos e homenagear os colaboradores aposentados da instituição de ensino.

A sessão decorrerá na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) com uma cerimónia que abrirá com a atuação das Líricas – Tuna Feminina da UCP – Braga, mas integrará, com habitualmente, o cortejo académico ao som do Coro Académico do CRB.

As boas-vindas serão concretizadas por Paulo Dias, pró-reitor do Campus de Braga da UCP e a lição de sapiência, subordinada ao tema “Novos Desafios Digitais: algumas reflexões”, será realizada por Margarida Mano, vice-reitora da UCP.

Serão, de seguida, homenageados os colaboradores aposentados e premiados os melhores alunos. O encerramento da cerimónia estará a cargo de D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga e das Espanhas, após a intervenção de um membro da Equipa Reitoral da UCP.

O segundo painel da manhã será marcado por um conjunto de oficinas para os estudantes, promovidas pelos vários grupos da UCP – Braga, nomeadamente, a rádio Sintoniza*te, o Cuidar*te, o Núcleo de Estudantes de Psicologia, o Mentoriza*- te, o Voluntaria*te, o Serviço Comunitário e o Centro Académico de Braga e, ainda, com o apoio do Projeto UCP4SUCCESS.

Após as oficinas, segue-se o almoço volante organizado pelo grupo Frateli Tutti e pela Associação de Estudantes da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

A partir das 14h30 irá decorrer a conferência de Onésimo Teotónio de Almeida, da Universidade de Brown (EUA), no Auditório Isidro Alves, sobre o seu mais recente livro “Diálogos Lusitanos”.