Isabel Capeloa Gil é primeira mulher a ser nomeada presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas e ainda membro do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian.
Isabel Capeloa Gil é a única portuguesa na lista 50 over 50 da Forbes.
Uma das mulheres mais veneráveis do ensino superior católico internacional, Capeola Gil é a primeira mulher a ser nomeada presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (IFCU) e a sexta reitora da Universidade Católica Portuguesa.
Capeloa Gil cresceu na China e a sua formação despertou um interesse precoce na investigação de questões de diversidade e conflito no seu trabalho académico. Como reitora da CUP, supervisiona projetos de expansão da universidade; como presidente da IFCU, a associação de universidades católicas mais antiga do mundo, liderou um grupo de trabalho para uma maior representação das mulheres em cargos de liderança académica.
Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil (Mira, 22 de julho de 1965) é uma académica portuguesa. É a 6.ª Reitora da Universidade Católica Portuguesa, nomeada pela Congregação para a Educação Católica a 26 de setembro de 2016, por proposta do Magno Chanceler da instituição, D. Manuel Clemente, 17.º Patriarca de Lisboa. Tomou posse a 28 de outubro de 2016.É Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), desde 2018.
Professora Catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é Mestra em Estudos Alemães pelas mesmas instituições. Estudou na Ludwig Maximilian Universität, em Munique, Baviera, e na Universidade de Chicago, em Chicago, Illinois, doutorando-se em Estudos Alemães na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, da qual foi Diretoraentre 2005 e 2012, tendo contribuído para o desenvolvimento de uma estratégia de especialização inteligente para a unidade, sobretudo nas áreas de Comunicação e Cultura, e pelo alargamento da relação com o mundo empresarial nestes setores.
Com mais de 150 trabalhos publicados, o seu trabalho de investigação tem contribuído para a definição do campo dos Estudos de Cultura. Na gestão universitária, tem-se destacado no desenvolvimento da estratégia de internacionalização e investigação da Universidade, da qual foi Vice-Reitora entre 2012 e 2016 e responsável pelos pelouros de Investigação e Internacionalização.
Criou e coordenou entre 2014 e 2015 a rede de colaboração entre a Universidade e o sector cultural, onde se incluiu o Mestrado em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, considerado como o terceiro melhor Mestrado de Gestão das Artes a nível mundial.
Pertence e tem ocupado cargos de gestão em diversas associações científicas nacionais e internacionais, das quais se destacam a ICLA (International Comparative Literature Association) e a ICA (International Communication Association). Foi Professora Convidada em diversas Universidades, entre as quais se contam a Universidade de Munique, a Universidade Ca’Foscari de Veneza, a Houston School of Film da National University of Ireland, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade de São José, em Macau. Foi Investigadora Visitante do Wissenschaftskolleg, em Berlim, e do Freeman Spogli Institute for International Studies da Universidade de Stanford.Desde 2010 tem o título de Honorary Fellow da School of Advanced Studies da Universidade de Londres. Coordenou o Research Leadership Forum da Global Federation of Competitiveness Councils (GFCC).
É ainda membro do European Council of Foreign Relations, do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Conselho de Administração da Fundação UCP.