Licenciou-se em Ensino de História pela Universidade do Minho e em História (Investigação) pela mesma instituição. Fez uma especialização em Turismo e Valorização do Património, em 2004 no ISAI. Em 2010 concluiu o doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho com uma tese intitulada "Proposta de um Modelo de Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Práticas Lectivas: o aluno de consumidor crítico a produtor de informação online".
Lecionou no ensino básico e secundário e atualmente é professora na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Braga).
Investigadora no Laboratório de Tecnologia Educativa da Universidade de Coimbra e no Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER | UCP), tem realizado investigação nas áreas da formação de professores e desenvolvimento profissional docente, tecnologias emergentes e metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Possui várias publicações em atas de encontros científicos, capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.
Desenvolveu um modelo de integração de ferramentas da Web 2.0 de modo a guiar os alunos de consumidores a produtores de informação online. Os seus interesses de investigação incluem a integração das TIC no currículo e na aprendizagem e a construção de recursos educativos digitais, nomeadamente, para dispositivos móveis. A sua última investigação prende-se com a criação de actividades gamificadas para a aprendizagem da História, área de formação de base da investigadora, bem como a produção de conteúdo com base nas apps com tecnologia de Inteligência Artificial.
É autora de diversos capítulos de livros e de diversos artigos publicados em atas de conferências nacionais e internacionais. Nas suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.