
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, disponibiliza oito bolsas de incentivo para a próxima edição do Mestrado em Comunicação Digital, que tem início no ano letivo 2025/2026, anunciou esta quinta-feira a instituição.
As candidaturas à 3.ª fase estão abertas de 1 a 13 de outubro, sendo ainda possível o ingresso de novos estudantes no curso.
As bolsas disponíveis inserem-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e garantem uma redução de 1250 euros no valor total das propinas, sendo atribuídas com base em critérios de mérito académico e motivação.
De acordo com um comunicado da Faculdade, um contexto de aceleração tecnológica e mudança estrutural dos ecossistemas mediáticos, “o Mestrado em Comunicação Digital da Católica Braga procura responder aos novos desafios da comunicação digital, oferecendo uma formação multidisciplinar que articula pensamento crítico, literacia digital, criatividade e competências práticas”.
Desde a evolução da Web 2.0 até às emergentes lógicas da Web 5.0, o ambiente digital transformou radicalmente a forma como indivíduos, organizações e comunidades produzem, partilham e interpretam conteúdos, pelo que “o programa aposta numa abordagem transversal à comunicação digital, capacitando os estudantes para atuar nos domínios dos media, das indústrias criativas, da educação, da publicidade, do jornalismo digital e da produção de conteúdos interativos”.
PLANO CURRICULAR
O plano curricular distribui-se por dois anos letivos. No primeiro ano, os estudantes frequentam unidades como sociologia do digital, redes sociais, indústrias criativas, narrativas transmediáticas, marketing digital, web design e metodologias de investigação. Já no segundo ano, têm a possibilidade de optar entre três percursos: um estágio profissional na área da comunicação digital, com duração entre quatro e seis meses; uma dissertação de natureza científica, orientada para a investigação aplicada ou teórica; ou o desenvolvimento de um projeto inovador, em parceria com entidades externas e com acompanhamento de profissionais do setor.
O mestrado dirige-se tanto a licenciados em Ciências da Comunicação, Multimédia ou áreas afins, como a profissionais com experiência comprovada no setor digital que pretendam atualizar ou aprofundar competências.
A formação prepara para carreiras em contextos tão diversos como os media digitais, agências de comunicação, marketing e publicidade, indústria criativa, jornalismo digital, design interativo, produção de conteúdos, consultoria em comunicação e projetos culturais e contextos educativos.
Mais informação em: www.braga.ucp.pt