Academias de Braga receberam símbolos da JMJ em festa

Quarta-feira, Março 1, 2023 - 13:53
Publication
Diário do Minho

A Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani passaram pela UMinho, pela UCP e pelo IPCA.

DiariodoMinho_PassagemdosSimbolos

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram esta terça-feira acolhidos, num ambiente de festa, alegria e comunhão, pelas três instituições de Ensino Superior de Braga: a Universidade do Minho (UMinho), a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

As comunidades universitárias viveram assim um dia pleno de simbolismo, que bem demonstrou o poder dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Num primeiro momento do dia os símbolos foram acolhidos na Aula Magna da Faculdade de Filosofia da UCP, onde o pró-reitor do Centro Regional de Braga, João Duque, mostrou a sua satisfação pelo facto, salientando que «enquanto casa dos jovens a UCP é mais do que ideal para este acolhimento», e convidando os estudantes a refletir no significado dos mesmos.

Ainda na UCP, tempo houve ainda para escutar os testemunhos de Vicente Goes e Tiago Torres, que participaram nas JMJ de Cracóvia e de Madrid, bem como uma análise sobre a História e significado dos símbolos pela estudante do curso de Filosofia, Beatriz Lisboa. Após um momento de oração, os símbolos foram posteriormente levados, em peregrinação, e ao som da música, até ao Edifício Camões, onde decorreu um convívio.

Ao início da tarde, a festa marcou a passagem dos símbolos aos alunos da UMinho, tendo ocorrido uma pequena procissão entre a Rotunda do INL e a o campus. Chegados à estátua do Prometeu, num percurso animado peloss Bomboémia, o acolhimento foi feito pela Tuna Universitária do Minho. O momento ficou ainda marcado pela elaboração de uma roda, em torno dos símbolos, feita por alunos de várias nacionalidades, que colocaram no local tijolos que ostentavam a “sua” bandeira. No final, os jovens deram as mãos, em sinal de união em torno dos símbolos.

No pólo de Braga do IPCA – Escola Técnica Superior Profissional, os símbolos foram recebidos no espaço frontal do edifício por um grupo de alunos e professores ao som de interpretações musicais pela tuna da academia. A Direção do IPCA considerou este momento «muito importante» para o Instituto e aproveitou a ocasião para falar do seu projeto inclusivo, com a presença de quatro alunos que frequentam as aulas de educação especial. No IPCA estão inscritos 89 estudantes com estatuto acompanhado.