Ana Luísa Patrão

Generic Bio

Ana Luísa Patrão possui Licenciatura em Serviço Social, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); Doutoramento em Psicologia da Saúde, pela Universidade do Minho; e Pós-Doutoramento em Saúde Pública, pela Universidade Federal da Bahia (Brasil).

Atualmente é investigadora na área da Psicologia, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto (FPCEUP). Adicionalmente, é Investigadora/Professora colaboradora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Brasil) e Investigadora Integrada do ELSA-Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto no Brasil), o maior estudo sobre saúde do adulto no Brasil e na América do Sul.

Ao longo da sua carreira tem participado em vários projetos de investigação com financiamento, bem como desenvolvido docência, em Portugal, Brasil e Moçambique. Os seus principais interesses de investigação combinam as dimensões psicossociais da saúde, mudança social e saúde, e saúde e desigualdades de género. Atua cientificamente nas áreas da Psicologia da Saúde, Promoção da Saúde, Saúde Pública e Saúde Global.