«Braga é um ícone do turismo nacional»

Segunda-feira, Abril 24, 2023 - 13:08
Diario do Minho
GARANTE SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO, COMÉRCIO E SERVIÇOS

«Braga é um ícone do turismo nacional»

NF_DM

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços disse ontem, em entrevista ao Diário do Minho, que «Braga é ícone do turismo nacional».
«Braga tem património da humanidade, tem autenticidade, tem história e tem património. E isso deve-se àquilo que são os atrativos que Braga tem em si mesmo, mas também ao setor empresarial que tem feito um investimento muito relevante no setor do turismo, seja na hotelaria, seja na restauração. São investimentos empresariais que são muito positivos», disse Nuno Fazenda.

O governante esteve ontem em Braga para proferir a lição de sapiência na sessão integrada no Dia Académico do Campus de Braga da Universidade Católica Portuguesa, onde falou do setor do turismo em Portugal, da sua evolução e do rumo que se pretende implementar.

Uma das apostas, explicou, é na formação, tanto profissional como superior, dos profissionais deste setor de atividade. Segundo referiu, «Portugal tem apostado na formação para termos um turismo mais qualificado», sendo necessário aprofundar esta aposta para que o país tenha um turismo mais qualificado.
«Nós temos uma rede de escolas de ensino profissional de relevância na área do turismo, temos uma rede de escolas de hotelaria do Turismo de Portugal que são de excelência, e temos instituições de ensino superior que também prestam uma formação muito importante, onde se inclui a UCP», evidenciou.

Contudo, «nós temos que reforçar a aposta nas qualificações, incluindo no turismo. E por isso que o Governo lançou uma agenda para as profissões do turismo, onde queremos reforçar a ambição de termos pessoas mais qualificadas», disse. Segundo Nuno Fazenda, cerca de 50 por cento das pessoas que trabalham nesta área têm apenas o 1.° Ciclo. Por isso, é preciso «acrescentar mais qualificações» a quem trabalha no turismo.

Para Nuno Fazenda, estas qualificações estendem-se também à capacidade dos empresários e dos gestores, «nomeadamente ao que diz respeito às exigências da transição digital, de gestão e de internacionalização».

«E por isso que o ensino superior tem aqui um papel importante no que diz respeito à capacitação para o setor empresarial do turismo», acrescentou.

O secretário de Estado realçou ainda, como fator positivo para este setor, o aumento dos rendi-mentos, fruto do acordo celebrado entre o Governo e os parceiros sociais, que prevê um aumento salarial de 5,1 por cento. «Mas, é ainda mais positivo verificar que muitos empresários do turismo estão a pagar bem mais do que aquilo que está no acordo. Porquê? Porque sentem a necessidade de atrair e reter talento nas suas empresas. E isso é muito positivo», acrescentou Nuno Fazenda na entrevista concedida ao Diário do Minho no final da sessão solene na UCP.