
Estudantes dos campi de Braga, Lisboa e Porto da Universidade Católica Portuguesa vão fazer missões de voluntariado no verão em Espanha, Itália e Brasil, no âmbito do programa FLY, o programa de voluntariado internacional promovido pelas universidades UNIJES e pela Universidade Católica Portuguesa. Para prepararem as missões de voluntariado, as 11 estudantes da Universidade Católica participaram no encontro de formação que decorreu na Casa San José, em El Escorial, em Espanha, e que contou com 170 estudantes universitários vindos de todo o mundo.
O encontro, que decorreu de 4 a 6 de abril, foi uma oportunidade para os grupos que vão participar em cada projeto se conhecerem, aprofundarem a sua compreensão do significado e funcionamento do programa e refletirem sobre os elementos essenciais de qualquer experiência de voluntariado: limites pessoais, um ambiente seguro e as chaves para uma atitude de escuta, respeito e serviço. Um dos pontos altos do encontro foi a palestra do especialista em desenvolvimento e direitos humanos Gonzalo Fanjul, que ofereceu um olhar lúcido sobre as causas estruturais da pobreza e da exclusão no mundo, abrindo um diálogo profundo com os participantes.
A equipa organizadora, composta por pessoas de todas as universidades envolvidas, fez um balanço muito positivo do ambiente vivido durante estes dias: "Partimos com a esperança de que estas experiências ajudem os estudantes a crescer como pessoas conscientes, empenhadas e abertas ao mundo", afirmaram.
O FLY é uma iniciativa que oferece aos estudantes universitários a oportunidade de viver uma experiência de voluntariado com pessoas em situação de vulnerabilidade. Os projetos são realizados tanto em Espanha como em Portugal (em trabalho social com pessoas em risco de exclusão, jovens, migrantes...), e noutros contextos internacionais: Melilla, Tânger, El Aaiún, Honduras, Guatemala, Nepal, Quénia e Brasil.
Neste encontro de formação, através de várias dinâmicas, momentos de reflexão e convívio, os alunos puderam reforçar a confiança entre eles e o espírito de equipa que será fundamental em cada destino.