Turismo precisa de qualificar recursos humanos

Segunda-feira, Abril 24, 2023 - 12:58
Correio do Minho

SECRETÁRIO de Estado aponta a necessidade de qualificar os recursos humanos do turismo, alertando ainda que o sector precisa de vencimentos mais elevados para atrair e reter talento.

Sec.Est.NF_DiaAcade.-23

Portugal precisa de "subir muito as qualificações dos recursos humanos na área do Turismo.

Quem o afirma é o secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, a quem coube realizar ontem a operação de sapiência no âmbito do 1.° Dia Académico da UCP, assinalado no Centro Regional de Braga.

O membro do Governo realçou que as pessoas são o principal activo do turismo. "Podemos ter os melhores hotéis, os melhores destinos, mas no final, o que conta são as pessoas que sabem bem receber", referiu Nuno Fazendo, apontando o calcanhar de Aquiles do sector em Portugal: "temos de melhorar os recursos humanos do sector em termos de qualificações e é para isso que estamos a trabalhar".

"Temos vindo a trabalhar no ensino profissional, onde temos uma rede de escolas de excelência no país e temos também ensino superior com grande reconhecimento na área do turismo" apontou.

Foi com o objectivo de atrair talento para o sector do Turismo, que o Governo lançou recentemente uma Agenda Para as Profissões do Turismo, lembrou Nuno Fazendo. Esta é uma agenda estratégica, composta por 20 medidas para "crescer nas qualificações, na atractividade das profissões e no número de profissionais" do turismo.

O secretário de Estado realçou ainda a importância de aumentar os vencimentos no sector, que apesar das melhorias ainda paga abaixo de outros sectores. Lembrou que o novo acordo de rendimentos já permitiu aumentar os salários em 5,1%, sendo que "alguns grupos hoteleiros aplicaram aumentos até superiores a esse valor". O secretário de Estado alertou que ter vencimentos mais elevados é "a única forma de reter e atrair talentos para as empresas", o mesmo acontecendo nas empresas ligadas ao turismo.

O governante elogiou ainda a posta da UCP em ter formação especializada na área, lembrando que ele próprio foi docente na instituição e esteve na fundação do curso de Turismo. Revelou, aliás, que participar nesta sessão foi "um regresso a casa" e que "Não há desenvolvimento sem conhecimento e é com casas como a UCP que nós poderemos avançar porque só com mais conhecimento e mais recursos humanos qualificados poderemos ter uma economia mais desenvolvida e, no caso do turismo, um turismo mais sustentável, mais inclusivo e mais produtivo', rematou Nuno Fazenda.

Nota:

Para promover união da comunidade académica, Católica institui Dia Académico

O Centro Regional de Braga celebrou ontem, pela primeira vez o Dia Académico da UCP. João Duque explicou que" a instituição deste dia académico tem, como primeira função, incentivar o conhecimento e a aproximação entre os alunos dos diversos cursos, ajudando a promover uma transdisciplinaridade que hoje é essencial na academia e na vida laboral".