Metodologia criada por Celmira Macedo considerada uma das 100 mais inovadoras do mundo

Quinta-feira, Novembro 3, 2022 - 15:55

HundrED Global Collection 2023 distinguiu a metodologia EKUI desenvolvida por Celmira Macedo, investigadora no CEFH, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga (CRB) da Universidade Católica, como uma das 100 mais inovadoras do mundo, no passado dia 26 de outubro, em Helsínquia. 

A EKUI, a primeira metodologia portuguesa premiada pela HundrED, é um método multissensorial de desenho universal e inclusivo que combina quatro formas de comunicação, designadamente a gráfica (letras), o código Braille, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e o Alfabeto Fonético (sons e formas de os articular).

A metodologia foi criada pela docente do CRB em 2003, quando trabalhava como professora de crianças com dificuldades de aprendizagem, perturbações do espectro do autismo e limitações cognitivas e destacou-se entre as mais de três mil metodologias avaliadas pela HundrED Global Collection.

"É a primeira vez que uma entidade portuguesa é reconhecida por esta organização neste país, de excelência, onde estão os melhores processos educativos do mundo. Fomos considerados entre as cem melhores do mundo e a única portuguesa de sempre", explicou Celmira Macedo.

Para mais informações, consulte por favor o site da metodologia EKUI.