No dia 7 de janeiro decorreu, na sala da presidência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga, a reunião sobre o impacto da metodologia aprendizagem serviço (ApS) nos cursos da UCP, ao longo dos últimos 4 anos.
Esta reunião contou com a presença do Pró-Reitor da Católica Braga, Paulo Dias, assim como os elementos nacionais que integram a equipa do Projeto CApS – Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social, que pretende contribuir para a formação de alunos comprometidos com o futuro e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sensíveis aos problemas dos mais vulneráveis e capazes de liderar mudanças.
Esta metodologia de ensino combina a aprendizagem académica com o serviço à comunidade onde são valorizadas a participação ativa dos estudantes e dos membros da comunidade e a reflexão sobre a experiência vivida.
Este modelo de aprendizagem integra-se em linhas de inovação pedagógica e de responsabilidade social em que a UCP tem vindo a apostar, seja através dos profissionais que forma ou do trabalho que desenvolve em parceria com múltiplos interlocutores, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A ApS é uma metodologia educativa que promove nos estudantes uma compreensão mais abrangente e aprofundada dos temas curriculares, a par de um maior sentido de responsabilidade cívica. Nesta experiência, os estudantes desenvolvem os seus conhecimentos e as suas competências quer através da vivência e intervenção numa atividade de serviço que responde a necessidades previamente identificadas na comunidade, quer através de um processo contínuo de reflexão guiada.
As coordenadoras do CApS explicam, também, que a metodologia traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos, com destaque para o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes, no domínio académico e cognitivo, vocacional e profissional, pessoal, social, cívico, e ético moral.
Lares de idosos, centros de dia, jardins de infância, instituições de apoio a famílias vulneráveis e até a própria Universidade foram alguns dos locais que foram palco das iniciativas e projetos desenvolvidos no âmbito da metodologia ApS, que, na sua maioria, atuaram nas áreas da solidariedade e cooperação, apoio educativo e escolar, promoção da saúde e promoção dos direitos das pessoas.
O projeto conta com o apoio de especialistas internacionais, como consultores e avaliadores externos. O impacto e a eficácia do CApS são avaliados cientificamente, produzindo um conjunto de conhecimentos para melhorar as ações futuras. Os resultados serão divulgados nacional e internacionalmente.