É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional de Braga). A sua investigação centra-se na semântica lexical, gramática e conceptualização, variação e mudança linguística na perspetiva da Linguística Cognitiva, adotando uma abordagem empírica, baseada no uso. Desenvolve também estudos sobre metáfora, ideologia e discursos dos media. É autor de mais de uma centena de artigos e vários livros sobre semântica cognitiva, polissemia, gramática de construções, causalidade, pluricentrismo linguístico e variedades nacionais do português, mudança semântica e relações entre linguagem, cognição e sociedade.
O seu livro "O Mundo dos Sentidos em Português: Polissemia, Semântica e Cognição" (Almedina, 2006) ganhou o Prémio Internacional de Linguística da Sociedade da Língua Portuguesa. Mais recentemente, editou os livros "Pluricentricity: Language Variation and Sociocognitive Dimensions (Berlin, De Gruyter, 2014) e “Figurative Language: Intersubjectivity and Usage” (Amsterdam, John Benjamins, 2021). Coordena dois projetos de investigação de comparação entre o português europeu e o português brasileiro: CONDIV - convergência e divergência lexical e gramatical (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e conceptualização cultural das emoções (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian).
É membro da comissão científica de várias revistas nacionais e internacionais, bem como da Societas Linguistica Europaea e da Associação Internacional de Linguística Cognitiva. É diretor do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos e coordenador da Licenciatura em Ciências da Comunicação, do Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda e do Doutoramento em Linguística.