Comunicação, Cognição e Media

5 ECTS / Semestre / Português
  • Promover o estudo interdisciplinar das bases cognitivas, emotivas e sócio-culturais dos Media;
  • Identificar mecanismos e estratégias da cognição mediática;
  • Conhecer e aplicar modelos das Ciências da Cognição em geral e da Linguística Cognitiva em particular na análise dos discursos e ideologias jornalísticos e mediáticos;
  • Analisar criticamente as linguagens e os discursos mediáticos e jornalísticos;
  • Compreender a flexibilidade e a dinâmica social do significado e interpretar conflitos semânticos com base na teoria do protótipo e na teoria das normas sócio-semânticas;
  • Analisar a metáfora conceptual, a metonímia conceptual e a mesclagem conceptual nos discursos político e económico;
  • Analisar mecanismos cognitivos de perspetivação conceptual e de intersubjetividade na construção de textos jornalísticos.

Docentes

Professor Catedrático
É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional de Braga). A sua…