Mestrado em Comunicação Digital

Descrição do Programa


A internet e o ambiente digital introduziram mutações na comunicação pessoal, grupal, organizacional e de massas.

A chamada Web 2.0 e com ela os media sociais e outros novos meios de comunicação tecnológica criaram um novo paradigma de comunicação, inexoravelmente bidirecional e marcado pela participação e interação. Cada vez mais indivíduos e organizações pensam, criam, representam e comunicam a realidade através de conteúdos digitais inovadores.

Consequentemente, o mercado necessita de profissionais com capacidades comunicacionais para responder com eficiência a um mundo online e em constante mudança, a novas formas de produção e gestão de informação, novos modos de agir e interagir, novos modelos organizacionais e de negócios, novas formas de entretenimento, novos modelos artísticos.
 

O que oferece este curso?

O Mestrado em Comunicação Digital da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais vem responder à necessidade de formação de investigadores e profissionais dotados das competências teóricas, técnicas e práticas para analisar, construir e gerir este novo paradigma comunicacional e esta nova sociedade digital.

Oferece uma formação abrangente, multidisciplinar e integrada, que conjuga uma sólida base teórica com a aplicação do saber no desenvolvimento de projetos profissionais e de investigação em contextos específicos e diversos de comunicação digital e nos domínios mediático, organizacional, educacional, lúdico e artístico.

O Mestrado dirige-se a todos os que desenvolvem ou pretendem vir a desenvolver estratégias de comunicação digital inovadoras em empresas, instituições, órgãos de comunicação social e nos diversos contextos e desafios de empreendedorismo.
 

Objetivos:
  • Refletir sobre as implicações da Internet e da Web 2.0 no contexto das novas práticas e dos novos desafios de comunicação na sociedade digital dos nossos dias;
  • Analisar o novo paradigma de comunicação digital a partir de uma perspetiva multidisciplinar (ciências da comunicação, da linguagem, da cognição, da cultura, empresariais, design e artes visuais);
  • Compreender criticamente as questões, metodologias e estratégias dos atuais media digitais e sociais;
  • Desenvolver as capacidades de criação, planificação, gestão, distribuição e avaliação da comunicação digital nas esferas privada e pública e em diversos domínios como os media tradicionais e novos, as empresas, as organizações, a educação, o entretenimento e as artes;
  • Utilizar as diferentes tecnologias digitais 2.0 e explorar as suas possibilidades comunicacionais em contextos empresariais, de negócios, organizacionais, de publicidade e marketing, jornalísticos, como o jornalismo digital, de indústrias criativas, educacionais, lúdicos, como jogos digitais e outros entretenimentos, artísticos;
  • Desenvolver um projeto estratégico de comunicação digital, com a possibilidade de o implementar numa empresa, start-up, agência de produção de audiovisual, agência publicitária, órgão de comunicação social, estúdio de design, etc.
     
Acesso:

Podem candidatar-se os titulares do grau de Licenciatura em Ciências da Comunicação, Audiovisual e Produções Multimédia e áreas afins.  

Os candidatos que não sejam titulares de grau de Licenciatura nos domínios mencionados ou afins, mas que apresentem um curriculo escolar, científico ou profissional que ateste as capacidades necessárias para a realização do ciclo de estudos, também poderão candidatar-se.
 

Saídas Profissionais:
  • Produção e gestão de conteúdos digitais e interativos;
  • Indústria criativa e de entretenimento;
  • Agências publicitárias e de meios;
  • Consultoria em marketing e publicidade;
  • Tecnologias digitais.


Contacta-nos

 

Contactos

Secretaria

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00 

Testemunho

Testemunho MCD - Lucas Dellamare Cardoso (Brasil)

Lucas Dellamare Cardoso

Assessor de comunicação & Gerente de Marketing
"A comunicação digital está em constante evolução. Tudo tende a convergir nesta ampla teia de possibilidades. Graças ao Mestrado, sou hoje um profissional que consegue analisar teoricamente as ações on e off-line e implementá-las de forma efetiva no cotidiano."