Turismo perspectiva melhor ano de sempre

Segunda-feira, Abril 24, 2023 - 12:33
Correio do Minho

Perspectiva-se que 2023 seja o melhor de sempre para o turismo, na região Norte. Para o sucesso do sector são fundamentais as ligações aéreas, havendo aqui queixas à TAP que tem tido um papel “irrelevante” no aumento das ligações ao Sá Carneiro.

MesaRedonda_CM

Este será o ano em que se perspectiva que o turismo bata todos os recordes, com Norte a continuar a ser determinante para o sucesso do sector. O crescimento, na ordem dos 15%, que se vem verificando desde o início do ano, antecipa um número nunca alcançado de hóspedes e de dormidas.

A antevisão é do presidente do Turismo do Porto e Norte (TPN), Luís Pedro Martins que ontem participou, em Braga, na mesa redonda sobre ‘Caminhos para a sustentabilidade do Turismo’, uma iniciativa da Associação Empresarial de Braga (AEB) que decorreu na Aula Magna da Faculdade de Filosofia.

O responsável realçou que Braga tem vindo a registar “um crescimento bastante interessante”, com as mais de 620 mil dormidas registadas em 2022. E se ainda não foi possível conquistar os objectivos de aumentar a estadia média e combater a sazonalidade, “já se começa a ter sucesso na distribuição dos turistas pela região” e prova disso é facto de Braga já ter mais turistas internacionais (51%) do que nacionais. “Acaba de acontecer”, realçou Luís Pedro Nunes.

Determinante para o crescimento do turismo são as ligações aéreas, com Luís Pedro Nunes a deixar claro que “no mercado europeu, a TAP é totalmente irrelevante no contexto do Turismo do Porto e Norte”, anunciando que em 2023 o Aeroporto Sá Carneiro vai ter voos provenientes de 90 destinos, grande parte deles “estreias absolutas” na região.

Referiu que muitas dessas novas ligações aéreas são fruto do empenho do TPN que “meteu pés ao caminho” e o resultado começa a estar à em vista. Como exemplo, aportou os dois voos semanais que desde 13 de Março chegam de Israel ao Porto, havendo a perspectiva de dobrar para quatro voos por semana. “É um novo mercado, com alto poder de compra e que se quer espalhar pelo território, pois não procura cidade, mas sim as experiências, a gastronomia, os vinhos, a herança judaica, a natureza...”.

Onde a TAP “poderia ser relevante era na longa distância”, apontou o presidente do TPN, revelando que também nos voos de longo curso esta entidade está a trabalhar para conseguir mais ligações aéreas para o Norte.

“Estamos num estado avançado de diálogo com a Azul e um dia destes poderemos ter a ligação directa São Paulo - Porto. A nossa ambição é ainda maior”, referiu apontando para uma ligação directa a Porto Alegre. “Há um Brasil que tem sido esquecido por Portugal e com grandes potencialidades, que é o Sul do Brasil, onde existem grandes e importantes cidades como Curitiba, Santa Catarina, Gramado”, referiu Luís Pedro Nunes, revelando que o TPN já começou a promover-se nesses destinos.

Também António Barroso, em representação do Município de Braga, defendeu a importância de “termos boas ligações aéreas”, sobretudo no Aeroporto Sá Carneiro. “Temos de lutar por boas ligações aéreas, sobretudo para que o Aeroporto do Norte esteja bem servido”, vincou.