Bruno Nobre

Professor Auxiliar Convidado

Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Diretor Adjunto da mesma instituição. Membro da Companhia de Jesus desde 2005.

Licenciado em Engenharia Física Tecnológica (2000) e Doutorado em Física (2005), com uma tese na área de Física de Partículas, pelo Instituto Superior Técnico. Licenciado em Filosofia (2010) pela FFCS da UCP. Concluiu o Mestrado em Teologia (1º grau canónico, 2015) e o Mestrado em Teologia Sistemática (2.º grau canónico, 2016) no Boston College, USA. Fez um pós-doutoramento (2016/2017) em Filosofia da Ciência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

É membro do Cluster de Religião e Ciência do Projeto de Investigação Higher Education for Social Transformation, das Universidades e Faculdades da Companhia de Jesus na Europa.

Interesses de Investigação: Filosofia da Natureza, em particular questões relacionadas com causalidade, poderes causais, emergência e complexidade e filosofia da física, ética, em particular ética das virtudes, filosofia da religião, a relação entre fé e ciência.