Sociologia da Comunicação

5 ECTS / Semestral / Português

Pretende-se essencialmente desenvolver uma análise de cariz sociológico sobre o papel e o impacto de diversos modos de comunicação. Tendo como pano de fundo as teorias da informação e da comunicação, trata-se de estimular um olhar crítico sobre os media – dos mais tradicionais às novas tecnologias –, de modo a compreender a sua natureza e as incidências socioculturais associadas à sua história e utilização.

Ao longo deste percurso, procura-se alcançar os seguintes objectivos:

  • Compreender a génese, a natureza e as modalidades de diversas formas de comunicação (géneros, suportes, evolução, contextos sociais, apropriação, questões éticas);
     
  • Problematizar algumas transformações sociais associadas às diversas formas de comunicação;
     
  • Contextualizar os grandes debates sobre a sociedade do conhecimento;
     
  • Apreender, mediante estudos de caso, alguns usos das novas tecnologias da informação e da comunicação (redes sociais, enciclopédias online, novas formas de cidadania, transnacionalismo, desinformação, etc.).

Docentes

Professor Auxiliar
Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Paris 2 (Panthéon-Assas), leciona Sociologia da Comunicação, Jornalismo de Investigação, Comunicação…