Católica em Braga realiza IV Congresso Internacional de Pedagogia

Monday, January 31, 2022 - 09:26

Terá lugar nos próximos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, nas instalações do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, a quarta edição do Congresso Internacional de Pedagogia, desta vez dedicada ao tema “Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação”.

Esta iniciativa, organizada pelo Centro de Estudos Filosófico-Humanísticos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, em parceria com a Pontificia Università Gregoriana e a Universidad de Deusto, debaterá, numa perspectiva crítica e transformadora, o lugar e o papel da Educação na promoção e efectivação dos direitos humanos e da justiça social, cultural e política nos tempos conturbados e incertos que vivemos.

Além de cerca de seis dezenas de comunicações, o Congresso apresentará três conferências plenárias, a cargo do Prémio Nobel da Paz José Ramos Horta e dos académicos Adela Cortina (Universidade de Valência – Espanha) e João Vila-Chã (Pontifícia Università Gregoriana – Itália). Realizar-se-ão também três Painéis de discussão sobre Educação, Justiça e Direitos Humanos no referente aos seus desafios teóricos, políticos e experienciais, com a participação de personalidades nacionais e internacionais de reconhecida importância, nomeadamente: Maria José Casanova (Univ. do Minho), Fernando Campos (Univ. Lusófona), Regina Queiroz (Univ. Lusófona), Esther Quinteros (Univ de Salamanca), Vanessa Cavalcante (Univ. Católica de Salvador), João Lopes (Univ. do Porto e ex-Deputado), Ricardo Rio (Presidente CMB), Tiago Mayan (Univ. da Maia) José Teixeira (CEO da DST), José Vale Machado (Central Arquitectos), Jorge Reis Bravo (Magistrado), André Costa Jorge (Diretor do JRS), Isabel Furtado (CEO da TMG e Presidente da COTEC Portugal).