I:
- Identificar os vetores do agravamento da crise ambiental;
- Refletir sobre a justa relação entre o ser humano e a natureza;
- Reconhecer que a crise ambiental é transversal a todos os domínios da vida humana;
- Aprofundar os requisitos de uma consciência ecológica crítica e ativa pessoal e socialmente;
- Discutir o lugar da educação ambiental;
- Fomentar uma atitude de compromisso e de responsabilidade ético-ambiental de alcance planetário;
- Aplicar o pensamento ético, estético e filosófico, gerando respostas aos problemas ambientais e à crise ecológica.
II:
- Contextualizar a evolução da presença da paisagem na tradição literária;
- Identificar a atuante presença dos códigos estético-literários e de uma tópica até à modernidade romântica e à atualidade;
- Problematizar as novas orientações crítico-literárias de valorização da paisagem e de desenvolvimento de perspetivas ecocríticas;
- Analisar criticamente duas obras literárias de épocas diferentes, com consciências ecológicas distintas.