Quem termina o curso na UCP é chamado a procurar, a arriscar e a sonhar em grande

Monday, December 4, 2023 - 10:56

No passado dia 25 de novembro decorreu, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga, a Sessão Solene de Bênção e Entrega de Diplomas a Licenciados e Mestres do ano letivo 2022/2023.

Nesta sessão, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, Dom José Cordeiro, pela Vice-Reitora da UCP, Isabel Vasconcelos, pelo Pró-Reitor da UCP - Braga, João Duque, pelo Diretor da Faculdade de Teologia, Luís Miguel Figueiredo, e pelo Diretor da FFCS, José Lopes, contou com a presença de mais de uma centena de estudantes diplomados, acompanhados pelas suas famílias.

A abertura da celebração foi realizada por João Duque, que relembrou que os títulos académicos não são tudo, apenas uma “etapa de passagem rumo a outros títulos, ou rumo a uma aprendizagem permanente”.

Dom José Cordeiro benzou os diplomas e desafiou os mais recentes licenciados e mestres a "arriscar novos caminhos para a nossa sociedade, com a responsabilidade acrescida de olhar o mundo com as lentes do Evangelho" e defendendo o prelado de que "a inteligência é uma forma elevada de caridade".

Em representação dos alunos diplomados, Nuno Rafael Oliveira Leite, recém licenciado em Psicologia, destacou a forma como o Campus de Braga da UCP conseguiu manter, durante a pandemia, o “ensino de excelência” e a forma como foi capaz de ajudar a “ultrapassar receios” de uma situação inédita.

Isabel Vasconcelos, na sua intervenção, relevou que a UCP já graduou cerca de 103 mil pessoas ao longo da sua existência, sendo que, em Braga, concluíram os seus estudos, no último ano letivo, 240 estudantes, número que poderá crescer até ao final do mês de Dezembro. A Vice-Reitora referiu como conquista da UCP no último ano o reforço do seu posicionamento europeu e mundial, através da participação em redes com instituições congéneres.

No encerramento, uma das principais mensagens que o Arcebispo Primaz de Braga deixa a todos aqueles que terminam o seu curso na UCP Braga é que estes são desafiados a procurar, a arriscar e, sobretudo a sonhar em grande nesta sua peregrinação da vida.

Quem termina o curso na UCP é chamado a procurar, a arriscar e a sonhar em grande