Metodologia

A Lógica proposicional tem uma forte componente de domínio de regras formais, que exige uma necessária e competente exercitação das mesmas. Por isso, o curso terá um cariz teórico-prático, de modo a que a exposição teórica dos vários conteúdos seja complementada com partes mais práticas, nas quais se resolvem exercícios, individualmente e em grupo, permitindo, deste modo, que os formandos aprofundem e cimentem a compreensão, domínio e competências do cálculo proposicional, da formalização e avaliação de argumentos e do raciocínio lógico.

Serão usados recursos como textos e apresentações em PowerPoint. Em suma, combinam-se as seguintes metodologias:

  • Exposição sistemática dos conteúdos;
  • Análise e avaliação de argumentos;
  • Aulas Práticas com resolução de exercícios, individualmente e em grupo;
  • Realização de um trabalho final de reflexão crítica, tendo por objectivo consolidar as competências adquiridas.
     
Regime de avaliação

Os formandos serão avaliados de forma qualitativa e quantitativa, na escala de 1 a 10 valores, nos termos da Carta Circular CCPFC-3/2007 de Setembro de 2007, tendo por base os seguintes parâmetros e respectivos valores percentuais:

  • Assiduidade, participação nos encontros e resolução individual de exercícios na sala de aula – 50% 
  • Relatório final de aplicação de conceitos de lógica proposicional a uma aula do 11º ano ou teste final – 50% 

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação. Encontros semanais.
 

Modelo de avaliação

Em conformidade com os documentos aprovados em sede de Comissão Pedagógica, a saber:

  • Relatório/reflexão crítica do Formando; 
  • Relatório do Formador;
  • Inquérito para avaliação da acção e do formador.

Contactos

Secretaria

E-mail: servicosacademicos.braga@ucp.pt

Tel: (+351) 253 20 61 00