Confraria do Bom Jesus celebra protocolo com a UCP Braga

Quarta-feira, Julho 12, 2023 - 18:51

No dia 7 de julho, entre as 14h30 e as 21h30, decorreu no Hotel do Parque localizado no Bom Jesus do Monte em Braga o Colóquio "Património Mundial e a Paz".

Este evento contou com uma abordagem em relação aos temas "Património Mundial em tempos de crise/conflito: como salvaguardá-lo", por Maria Conceição Lopes (Universidade de Coimbra); "Visão do ICOMOS sobre o Património Mundial e a Paz", por Ana Paula Amendoeira (Vice-Presidente do ICOMOS); e "Pelo Bom Jesus de Braga, o amor à paz uniu para o mundo", por Miguel Bandeira (Presidente da Fundação Bracara Augusta).

A assinatura do acordo entre a Confraria do Bom Jesus do Monte e as Universidades Católica Portuguesa (UCP) de Braga e do Minho foi o ponto mais alto da sessão. “Estes protocolos mostram que o santuário do Bom Jesus está aberto à ciência, à investigação, ao conhecimento, âmbitos que devem estar sempre ao serviço da paz e de uma nova humanidade”, frisou o Cónego Mário Martins, Presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte.

O Presidente da UCP – Braga, João Manuel Duque, salientou a importância dos acordos que foram assinados “para o desenvolvimento das universidades”.

O respetivo programa incluiu, ainda, o lançamento do livro "Bom Jesus do Monte" (2ª edição)" e o concerto do grupo vocal “Cupertinos”, o que prova que o Santuário do Bom Jesus é inclusivo.